Empreendedoras de Cubatão se reúnem para evento sobre empoderamento e desenvolvimento

Iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas às mulheres cubatenses

Seguindo com a programação do mês da mulher em Cubatão, o evento “Coffee Break para Elas” foi realizado ontem (19), na sede da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável (Semed), na Vila Couto. O projeto, idealizado para promover desenvolvimento pessoal e profissional das empreendedoras da cidade, atraiu um público de 40 mulheres que lutam por reconhecimento e crescimento.

O encontro foi marcado por uma série de atividades pensadas especialmente para o público feminino empreendedor. Desde palestras inspiradoras até trocas de experiências, as participantes tiveram a oportunidade de se aprofundar em temas como inteligência emocional, motivação e estratégias de controle e enfrentamento – aspectos para o sucesso nos negócios e na vida pessoal.

O coffee break também contou com sorteios de brindes, proporcionando momentos de descontração e interação. Além disso, por conta da parceria entre a Prefeitura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a entidade ofereceu uma palestra especial sobre inteligência emocional, visando capacitá-las para lidar com desafios do mundo dos negócios de forma mais equilibrada e assertiva.

Mês da mulher – Em março, o município realizou uma série de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher com ações voltadas para saúde, bem-estar, empreendedorismo e mercado de trabalho em um esforço conjunto de diversas secretarias. As iniciativas começaram no dia 6 de março, com a Unidade de Saúde da Família (USF) Mário Covas, na Vila Natal, que promoveu uma caminhada, roda de conversa e dinâmicas para mulheres, seguido pela equipe multidisciplinar da USF Vale Verde, que abordou temas como saúde da mulher, câncer de colo do útero e autoestima, incluindo uma aula de maquiagem.

Destacou-se também a ‘Feira Criativa’ realizada em 9 de março, na Praça Independência, no Jardim Casqueiro. Além disso, no dia 16, a USF CSU organizou um mutirão preventivo contra o câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Já na educação, nos dias 7 e 14, a Secretaria de Educação (Seduc) realizou o projeto ‘Quinta Delas’, com transmissões ao vivo pelo YouTube para compartilhar histórias inspiradoras de mulheres da cidade. O último bate-papo vai ao ar nesta quinta-feira (21).

Além disso, no próprio Dia Internacional da Mulher, 8 de março, várias ações foram realizadas, como mutirões preventivos de saúde e atividades físicas no Parque Anilinas, direcionadas para mulheres, e o lançamento da Campanha ‘Não se Cale’, promovida pela Secretaria de Turismo (Setur), visando conscientizar sobre a importância da denúncia de violências contra a mulher.

Texto: Secom Cubatão
Fotos: Divulgação PMC