Alunos do Cubatão Sinfonia levam música a unidades de ensino na Cota 200

A criançada do curso de Musicalização Infantil despertou a curiosidade nos alunos da UME Estado do Acre e da Escola Estadual Maria Helena. Programa tem apoio da Prefeitura de Cubatão

Foram dias especiais, em que as crianças que fazem parte do programa sociocultural Cubatão Sinfonia levaram um pouco de sua alegria de aprender música a outros estudantes do bairro. Em duas atividades que aconteceram nas últimas quarta (12) e quinta-feiras (13), o Programa cumpriu sua missão primeira que é despertar a curiosidade sobre o aprendizado nas crianças e adolescentes do bairro de vulnerabilidade social.
Primeiro, alunos da Escola Estadual Maria Helena Duarte Caetano receberam a visita dos pequenos alunos do Cubatão Sinfonia. Os estudantes tiveram acesso aos instrumentos musicais e indicações dos monitores de música. Depois, foram as crianças do Ensino Infantil da Unidade Municipal Estado do Acre que receberam as atividades. “Acreditamos que a troca de experiência é sempre muito produtiva e bem vinda. Nosso objetivo é levar uma atividade cultural diferenciada e também divulgar as ações do projeto que recebe inscrições praticamente durante todo o ano”, informou Leandro Sampaio, um dos coordenadores do Cubatão Sinfonia.
Completando 11 anos de atividades ininterruptas em 2019, o Programa Cubatão Sinfonia é realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão. Oferece aulas de música – clarinete, flauta, saxofone, trompete, trombone, trompa, percussão, violão, cordas para orquestra, além de musicalização infantil, coral e expressão corporal/dança. Conta com patrocínio da Copebras – CMOC International Brazil, Petrocoque e Bequisa, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, ligada ao Ministério da Cidadania.
As atividades são totalmente gratuitas, garantindo o acesso a toda comunidade local e entorno. Basta a criança e/ou adolescente interessado se inscrever e deverá apenas comprovar estar matriculado e frequentando o sistema público de ensino regularmente, assim como jovens maiores de 18 anos para as vagas remanescentes. Não há processo seletivo e não é necessário ter conhecimento musical ou possuir instrumento musical próprio. O programa disponibiliza instrumentos e material pedagógico para uso em aula.
Desde 2007 o Programa recebeu mais de 2 mil crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente.