Cerca de 300 atletas participaram da Copa Metropolitana de Ginástica Rítmica em Cubatão

O Ginásio Armando Cunha, no Jardim Casqueiro, foi o palco da competição, realizada neste final de semana (18 e 19)

O  Município de Cubatão sediou, no sábado e domingo (18 e 19), a Copa Metropolitana de Ginástica Rítmica, quando recebeu 20 equipes, incluindo uma de Minas Gerais e outra de Brasília , o que resultou na participação de 297 ginastas, a partir de 5 anos. Foram 204 atletas iniciantes, 73 no nível intermediário, além de 20 integrantes na elite. O evento foi realizado no Ginásio do Centro Esportivo Armando Cunha, no Jardim Casqueiro, e o público conferiu variadas apresentações.

Segundo os organizadores, a competição teve três níveis diferentes de evolução: iniciante em que as ginastas começaram a prática da modalidade recentemente, independentemente da idade; avançado, em que as esportistas já praticam a modalidade há algum tempo e que tenham alcançados alguma evolução; e o grupo considerado de elite, com ginastas que já competem em nível regional, estadual e nacional. A definição do nível dos ginastas segue critérios técnicos dos seus próprios treinadores, que fazem as devidas avaliações.

O evento contou com apoio da Prefeitura de Cubatão e foi patrocinado pela empresa Unipar, por meio Lei Paulista de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado de São Paulo. A Copa Metropolitana de Ginástica-Cubatão foi uma realização da Associação Nacional de Desenvolvimento Esportes e Educação (ANDEE) e da Liga Metropolitana de Ginástica.

“Acho que essa etapa de Cubatão foi uma experiência maravilhosa. Ter uma competição de alto nível é importante para os competidores. Ajuda bastante as nossas atletas, pois serve de preparação para as competições que teremos no segundo semestre. Sem contar o intercâmbio entre ginastas e equipes vindas de várias cidades, inclusive de outros Estados”, ponderou a técnica do Sesi de Taguatinga (Brasília) Fernanda Ribeiro de Paula, ao comentar sobre a competição.

“Disputei a primeira competição no ano, na fita fui ouro e quarto na bola. Na somatória dos resultados, ganhei o ouro no geral. Sempre é bom competir com ginastas de outros lugares. Algumas, eu já conhecia, mas a maioria, não. Gostei da organização, tudo muito bem feito e a cidade nos acolheu maravilhosamente”’, confirmou a ginasta Mariana Souza de Alencar, 15 anos de idade, atleta brasiliense. A outra equipe de fora veio de Minas Gerais, no caso, a Escola Mineira de Poços de Caldas.

Participação Regional –  representou a cidade anfitriã a equipe Fatus GR- Cubatão. O município de Santos teve quatro: Santos F. C./Fupes, Academia Lorrane Macedonio, Studio Arabesque e CEPE 2004. Guarujá foi representado pelo Instituto Seja Forte;  já São Vicente contou com o Clube Tumiaru, e Itanhaém com a Equipe Flyer.

As Equipes do Estado de São Paulo, sem contar as da Região da Baixada, foram a Tryade (Mauá), Fae Osasco, Prefeitura de Guaratinguetá, Prefeitura de Vinhedo, Clube Mogiano (Mogi Mirim), o MGYM Esportes (São Bernardo do Campo), além das equipes de Cotia, sendo da Prefeitura e a do Studio Olímpio Gym. A Capital paulista teve como representante o São Paulo Futebol Clube e a  Equipe Lucarelli.

Sobre a empresa patrocinadora do evento – A Unipar é líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul. Destaca-se como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. A companhia está presente atualmente no Brasil e na Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires. Em solos brasileiros, possui fábricas em Santo André e Cubatão (SP) e está construindo uma nova planta em Camaçari (BA). A empresa conta ainda com duas ‘joint ventures’ para autoprodução de energia renovável. Para isso, há dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte, além de um parque solar em Minas Gerais.

Por: Secom Cubatão com informações da Andee