Profissionais recebem formação sobre saúde mental em Cubatão

São mais de 50 profissionais em formação ao longo do ano; certificados vêm após conclusão

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Saúde Mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a comunidade. Em prol deste atributo, a Secretaria de Saúde está promovendo uma série de ações formativas para profissionais da área do município. Por meio de uma sequência de iniciativas, Cubatão está reestruturando sua Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) – componente do Sistema Único de Saúde (SUS), destinando ao acolhimento e cuidado de pessoas em sofrimento mental ou com necessidades decorrentes do uso nocivo de álcool e/ou outras drogas –, além de mobilizar diferentes setores para oferecer cuidados abrangentes à população cubatense.

Uma das principais ações é a formação de profissionais da Saúde Mental, realizada em parceria com o campus da Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Psicólogos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) participam de cursos mensais sobre a temática com professores da instituição até junho.

Além disso, a equipe técnica do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II), no Jardim São Francisco, composta por psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e educadores físicos, também recebe formação mensal com o professor Fernando Kinker. Já os profissionais do CAPS AD (Álcool e Droga), também no Jardim São Francisco, estão em treinamento com a professora Adriana Tucci, enquanto o CAPS I (Infanto-juvenil), com a professora Carla Bertuol. Uma formação específica sobre psicofármacos e o uso medicinal da maconha, destinada a farmacêuticos e médicos da atenção básica, acontece. Todas essas atividades são mediadas pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Secretaria de Saúde, em conjunto com as instituições parceiras.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Divulgação PMC