‘Dia D’ imuniza mais de 2 mil pessoas em Cubatão

Mobilização agitou unidades de Saúde no sábado (18)

O Dia D de vacinação realizado no sábado (18) pela Secretaria de Saúde de Cubatão imunizou 2.036 pessoas em 14 unidades de Saúde que participaram da atividade. Foram aplicadas 1.675 doses contra gripe, 242 contra dengue, ambas em campanha nacional, e 119 doses de imunizantes da rotina do Plano Nacional de Imunização.

“O cubatense atendeu ao chamado e participou do dia D, porém o trabalho não para. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os grupos prioritários devem comparecer às Salas de Vacinas para vacinação da gripe e dengue e que toda população deve estar com sua carteira atualizada”, comentou Marcio Oliveira, secretário-adjunto de Saúde. E a vacinação segue nas unidades de Saúde de Cubatão de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. Confira abaixo os endereços.

GRIPE – Em plena Campanha Nacional que teve início em 25 de março, podem se vacinar contra a gripe todas as pessoas a partir de 6 meses de idade, principalmente os grupos prioritários: crianças a partir de 6 meses e menores de 6 anos; pessoas a partir de 60 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da Saúde; professores e trabalhadores de instituições de ensino; povos indígenas e quilombolas e população de rua. A meta da Campanha é atingir 90% de cada grupo acima.

Também seguem entre os prioritários profissionais das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento, pessoas com deficiência permanente, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, trabalhadores do transporte coletivo, caminhoneiros, portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes menores de 18 anos sob medidas socioeducativas.

DENGUE – A vacinação contra a dengue teve início no dia 8 de maio e é voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O município recebeu 1.956 doses da vacina destinadas para primeira dose. O esquema vacinal contempla uma segunda dose em três meses após a primeira. A meta de vacinar 90% dessa população.

MULTIVACINAÇÃO – O objetivo da multivacinação é a atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Para crianças menores de um ano, estão disponíveis Hepatite B, rotavírus, meningococo C, hepatite B, penta, pneumocócica, poliomielite e febre amarela e covid-19 (para crianças a partir de 6 meses). A exceção é a da BCG, que é aplicada exclusivamente no Unidade de Saúde do Jardim 31 de Março às sextas-feiras.

Para as crianças maiores de 1 ano e adolescentes menores de 15, estão disponíveis as vacinas contra hepatite A, pneumocócica, meningococo C, poliomielite, tríplice viral (doses 1 e 2), tetra viral, DTP, tríplice bacteriana e varicela.

UNIDADES DE SAÚDE COM SALAS DE VACINA

UBS Vila São José, Avenida Bandeirantes, s/nº;

USF Afonso Schmidt (Área 5), Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco

UBS Jardim Casqueiro, Rua Espanha, s/nº;

USF Jardim Nova República-Bolsão 8, Avenida Deputado Esmeraldo Tarquínio, s/nº;

UBS Vila Nova (Rua São João, 185);

UBS Jardim 31 de Março (vacinação temporariamente realizada na UBS Vila Nova);

USF Vila dos Pescadores (Rua Santa Júlia, s/nº);

USF Ilha Caraguatá (Rua Feud Farah, s/nº);

USF Cota 200 (2ª Passarela da Via Anchieta km 50, s/nº);

USF Mário Covas (Rua das Palmas, 128, Vila Natal);

USF Pilões (Caminho dos Pilões, 974);

USF Cota 95 (Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda);

USF Vale Verde (Rua Vereador Paulo Enos, s/nº).

Por: Secom Cubatão