Prefeitura de Cubatão vai construir nova sede do Batalhão da Polícia Militar na Cidade

Ordem de serviço foi assinada nesta sexta-feira (24). Unidade com quatro pavimentos será construída no Parque São Luiz, com projeto de última geração

A Prefeitura de Cubatão anunciou a construção da nova sede do Batalhão da Polícia Militar no município. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada nesta sexta-feira (24), exatamente no local em que será construída a nova unidade, na Rua Vereador Gigino Aldo Trombino, s/nº, esquina com a Rua João Martins Sobrinho, no Parque São Luiz. O documento foi assinado pelo prefeito Ademário Oliveira, acompanhado pelo secretário de Obras Marcos Quarterolli, o Major-PM Erich Hoffmann, que é sub-comandante do 21º BPMI e o Capitão -M Luiz Carlos Freire, Comandante do Batalhão da 4ª Cia, além da chefe de gabinete Renata Almeida, do secretário de Segurança Pública e Cidadania Adenilson Amorim, e Pedro Lima, engenheiro e responsável pela obra.

“Nos sentimos honrados em anunciar e assinar a ordem de serviço da construção dessa nova sede da PM em nossa Cidade”, disse o prefeito. Ademário agradeceu ao efetivo da PM presente e citou, especialmente, aqueles que de alguma forma contribuíram junto ao Governo Municipal para que esse dia chegasse. Segundo o prefeito Ademário, foram dois anos de tratativas com os representantes da PM na Cidade, pensando na localidade e na estruturação de uma sede que pudesse atender às necessidades dos militares que atuam ou venham a atuar em Cubatão.

Projeto Arquitetônico, prazo de entrega e valor da obra – De acordo com a secretaria de Obras, no local haverá uma edificação com 4 pavimentos (térreo e mais três andares) com aproximadamente 1.700 m² de área construída. Entre as instalações, com materiais de nível elevado, concreto reforçado, terão esquadrias e vidros blindados. Na distribuição dos setores, um andar será exclusivo para o departamento administrativo, um para prática de esportes e outro para acomodação qualificada dos policiais em trabalho operacional, além de estacionamento. O investimento é de R$ 10 milhões.

“Posso afirmar que foi tratado detalhe por detalhe até chegar à planta que resultou no projeto dessa obra. Nesse período, grande parte do efetivo também participou das discussões, pois são eles que estão nas ruas e vivem o dia a dia de um batalhão. Posso assegurar que a partir do ano que vem, previsão de entrega da obra, os policiais da PM em Cubatão vão poder contar com um prédio moderno e equipado, com ótimas condições de trabalho”, completou o prefeito.

A relevância da obra também foi reconhecida pelo Major Hoffmann. Ele estava representando o tenente-coronel Michael Douglas, comandante do 21º BPMI. “Com certeza, este é um dia especial. Em nome do nosso comandante, é com muita satisfação que participamos do ato de assinatura. Como disse o prefeito, a unidade será referência para a Região, pois foi pensada para ser um ambiente de excelência tanto operacional quanto administrativo e proporcionar maior sensação de segurança na Cidade”, completou o Major, tendo a sua fala corroborada pelo Capitão Freire.

“De fato, é um projeto inovador para Cubatão na questão da segurança. Sem contar que vem ao encontro do aumento populacional dessa região. Vale ressaltar que, mesmo a sede sendo transferida pra cá, o Centro da Cidade continuará com um pelotão da PM funcionando no mesmo lugar onde hoje está a Cia. A diferença será na estrutura”, comentou Adenilson Amorim, secretário de Segurança Pública e Cidadania de Cubatão.

Também prestigiaram o evento vereadores municipais; Djalma Alves, presidente do Conseg – Conselho Municipal de Segurança; e os secretários Cláudio Barazal (Comunicação), Fabrício Lopes (Governo e Turismo), Pedro Hidelbrando (Manutenção Urbana e Serviços Públicos) e Wesley Freitas (Assistência Social), além de vários secretários-adjuntos e diretores que compõem a Administração.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Theo Jr/Maiko Santana