Palestra ao ar livre, trilha ecológica e conscientização fazem parte da Semana do Meio Ambiente de Cubatão

Atividades começam nesta segunda (3) e seguem até sexta (7)

A Semana do Meio Ambiente é celebrada neste início de junho com objetivo de informar a sociedade sobre a preservação dos recursos naturais. Por esse motivo, a Secretaria de Meio Ambiente de Cubatão (Semam) organizou uma programação especial de 3 a 7 de junho.

Tem início nesta segunda (3), com visita técnica da Semam ao Galpão de Reciclagem de Cubatão, a partir das 10h.  O objetivo é de acompanhar os trabalhos do Galpão, atualmente responsável pela coleta seletiva na cidade, tanto de recolha dos resíduos quanto de tratamento e destinação final.  Galpão fica na Rua Tenente-Cel. Geraldo Aparecido Correa, s/nº, Sítio Cafezal.

Neste mesmo dia, às 10h, haverá palestra para alunos da ETEC Cubatão (Rua Tamoyo, 230) com o tema ‘Arborização Urbana, um desafio em tempo de fake news‘, com o intuito de divulgar os trabalhos que estão sendo realizados em Cubatão que passa por um estudo e inventário das espécies urbanas para, posteriormente, ser desenvolvido o Plano de Arborização no município. Devem participar cerca de 100 estudantes.

Na terça (4), tem palestra a partir das 14h para alunos do Programa Cubatão Sinfonia, na Cota 200, com o tema ‘Compostagem e descarte correto dos resíduos”. Será ministrada pelo professor Valdinei e pela diretora de Educação Ambiental da Semam Patrícia Barbosa. O bate-papo tem por finalidade divulgar a questão da geração de lixo, importância da separação de materiais para a coleta seletiva para que essas crianças e adolescentes sejam multiplicadoras da informação. O Cubatão Sinfonia fica na Rua Principal, 1.608, Cota 200.

Em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá exposição das 10h às 16h no Saguão do Paço Municipal. A equipe da Secretaria do Meio Ambiente e parceiros como o Serviço de Controle de Zoonoses (Saúde), organizações não governamentais e outros parceiros (Sabesp, CPFL, RTA Ambiental, etc) estarão presentes divulgando os trabalhos realizados na cidade em diversas frentes. Haverá distribuição de mudas, panfletos e orientações à comunidade. O endereço é Praça dos Emancipadores, s/nº.

Na quinta (6), às 14h, a Semam realiza a palestra sobre conscientização ambiental, descarte correto de lixo e reciclagem para alunos da UME Estado de Pernambuco.  O local será diferente, ao ar livre, no Píer do Casqueiro (Av. Beira-Mar, s/nº).  Participam cerca de 50 estudantes do ensino fundamental. Também haverá esquete teatral sobre o tema.

A Semana do Meio Ambiente se encerra na sexta (7), com trilha no Parque Itutinga-Pilões. Cerca de 50 estudantes da UME Maria do Rosário, situada no Parque São Luiz, conhecerão o parque e participarão de uma trilha leve no local que abriga, também, resquícios do primeiro hospital e cadeia da cidade. Será das 9h às 13h. O Parque fica na Estrada Elias Zarzur, s/nº, Itutinga.

Por: Secom Cubatão