Estudantes do Projeto ‘Teatro Eco’ preparam esquetes teatrais para apresentação em escolas de Cubatão

Iniciativa do Coletivo 302 inclui oficinas de confecção de figurinos e cenário. Apresentações serão realizadas em junho para 840 crianças de 06 a 11 anos de idade da rede pública municipal

O projeto “Teatro Eco” de formação em Arte-Educação Ambiental realizou durante o mês de maio a produção de esquetes teatrais educativas com jogos cênicos, que serão apresentadas em junho para cerca de 840 crianças, de 6 a 11 anos, das escolas da rede pública de ensino de Cubatão-SP. A iniciativa é do Coletivo 302, com o patrocínio da Usiminas.

A turma de 14 participantes do projeto foi dividida em dois grupos de sete participantes cada para preparar as apresentações. Estima-se que cada grupo realize 12 apresentações das esquetes teatrais durante um mês, totalizando 24 apresentações, sendo quatro delas com acessibilidade em libras. O público estimado para cada apresentação é de 35 crianças.

Neste momento, os futuros arte-educadores estão se reunindo no Ponto de Cultura Galpão Cultural Cubatão, dentro do Parque Anilinas, às segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h, onde acontecem as aulas para preparação das esquetes. O conteúdo inclui conceitos de improvisação, ensaios e cenas, além de técnicas para construção de texto e preparação de figurinos, cenários e adereços.

As aulas são conduzidas pelos integrantes do Coletivo 302 e por profissionais convidados, todos com formação acadêmica e experiência nas suas áreas de atuação. O objetivo do projeto é formar arte-educadores preparados para lidar de forma lúdica e eficiente com crianças de 6 a 11 anos de idade, levando conhecimento e consciência ambiental por meio da arte.

“Essa etapa é muito importante, pois é quando os alunos aplicam os conteúdos absorvidos em aula. É um momento prático onde os professores e alunos trabalham juntos para criar as esquetes e levar a consciência ambiental para o principal público: as crianças”, afirma Alisse Flora, coordenadora do projeto.

Os 14 participantes recebem uma bolsa de incentivo e foram selecionados depois de um processo de inscrição que contou com a participação de dezenas de interessados de toda a Baixada Santista. Nos últimos meses, eles passaram por um intenso processo de troca de conhecimentos sobre educação ambiental, pedagogia para arte educação, expressão corporal e interpretação teatral. No total, serão 96 horas/aula, com emissão de certificado ao final do curso.

Em abril, a formação contou com aulas de Meio Ambiente, incluindo uma visita ao manguezal de Cubatão, em que os futuros arte-educadores aprenderam sobre a diversidade de um dos ecossistemas mais importantes do Brasil.

“Ao apoiar projetos como este, a Usiminas reafirma seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental, incentivando práticas para um futuro mais sustentável nas comunidades onde a empresa está presente”, declara Patricia Limeres, produtora executiva do Instituto Usiminas.

Onde Está o Guará? – Após as apresentações nas escolas municipais, o “Teatro Eco” continuará em julho com encenações especiais do espetáculo ‘Onde está o Guará?’, do Coletivo 302, no Ponto de Cultura Galpão Cultural Cubatão para um público de 200 pessoas, com entrada gratuita.

A montagem narra a lenda de uma vila encantada que vê suas riquezas naturais desaparecerem ao longo do tempo e que segundo a profecia só voltará a ser abundante quando o guará vermelho for encontrado. No desejo de retomar as belezas desse lugar, uma criança parte em busca do pássaro vermelho e no caminho viverá uma jornada com muitos desafios e lições sobre a importância da preservação da memória e do meio ambiente. Por fim, haverá uma cerimônia de encerramento do projeto, com a entrega dos certificados aos 14 formandos, em data a ser marcada.

“Teatro Eco” – O “Teatro Eco” é uma realização do Coletivo 302, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Usiminas, apoio do Instituto Usiminas, Galpão Cultural e Prefeitura de Cubatão via Secretaria Municipal de Cultura. A iniciativa está alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas por meio dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS4 (educação de Qualidade); ODS10 (Redução das Desigualdades); ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis); ODS12 (Consumo e Produção Responsáveis); e ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima). Outras informações e detalhes do projeto no site www.coletivo302.com e no Instagram @coletivo302.

Por: Secom Cubatão com informações de Coletivo302
Fotos: Divulgação Coletivo302