Cubatão realiza evento alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente

O Paço Municipal da Prefeitura de Cubatão foi palco, nesta quarta (5), de evento especial para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento faz parte das atividades da programação da Semana do Meio Ambiente na Cidade. Houve distribuição de mudas, biofertilizantes e tendas com diversas amostras de animais peçonhentos e silvestres, microscópio para observação de larvas do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti) e taxidermia, além da entrega de  panfletos com informações de consciência ambiental à comunidade e sociedade em geral.

Diversos empreendedores locais comercializaram produtos naturais, como mel, cera de abelhas e bijuterias sustentáveis. Em outro stand, A Tortugas’s Ambiental apresentou brinquedos feitos com material reciclável e em outro, eletrônicos analógicos chamaram bastante a atenção dos jovens. A ação específica de hoje contou a participação do prefeito Ademário Oliveira, do secretário de Meio Ambiente Halan Clemente e sua equipe, da presidente da Comissão Agenda 2030 em Cubatão Sandra Godoy, representantes de organizações não governamentais e outros parceiros dos trabalhos desenvolvidos com enfoque nessa questão, como ABC Marbas, Sabesp, CPFL, RTA Ambiental, além de uma equipe do Serviço de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, artesãos da Feira Criativa, professores e alunos do Curso de Meio Ambiente da Etec Cubatão, e secretários de diversas pastas.

Cubatão, cidade sustentável – “Faz 51 anos da primeira celebração desta data oficializada pela ONU – Organização das Nações Unidas. É um dia muito importante de se lembrar e de comemorar. Neste viés, não há como falar do ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’ sem citar os avanços de Cubatão na recuperação ambiental, pois saímos de uma referência negativa nos anos 70 e meados de 80 para o ‘boom’ do equilíbrio ambiental, a partir dos anos 90, o que colocou a nossa Cidade como um ‘case’ positivo na questão da recuperação. Somos citados no mundo inteiro. Foram muitas ações e medidas mitigantes, com atuações dentro das leis ambientais, e ultimamente com políticas públicas bem implementadas justamente dentro dessa perspectiva de cada vez mais avançarmos”, expressou o prefeito.

Segundo Ademário, é preciso ressaltar, porém, que não foi fácil dar este salto de qualidade. O período de 40 anos pode ser considerado um processo curto do ponto de vista de recuperação ambiental, já que requer tempo para que se percebam mudanças. Mas Cubatão vem fazendo sua parte nesse cenário de avanço. Ainda de acordo com o prefeito, desde 2017, o Governo Municipal vem realizando várias ações que também contribuem paras essa mudança, para ele, significativas de cenário.

“Grandes obras que estão acontecendo na cidade são exemplos disso, como a urbanização da Vila Esperança e da Vila dos Pescadores, com infraestrutura pensada na questão das mudanças climáticas. As casas flutuantes, na Vila dos Pescadores, por exemplo, são totalmente sustentáveis. Destaco, ainda, o inventário arbórico que estamos fazendo, dentro do ‘Plano de Arborização mais segura’. Já foram catalogadas mais de 1.582 árvores pela cidade em diversas áreas e bairros. Ter esse diagnóstico, que vai continuar é muito importante. Essa semana, plantamos 500 árvores nativas no trecho da Rua das Torres, no Jardim Casqueiro, já no processo de substituição das não nativas. Esses são só alguns exemplos de que estamos comprometidos em manter Cubatão uma cidade cada  vez mais sustentável”, encerrou.

Sequência  da programação – A programação da Semana do Meio Ambiente na Cidade continua. Nesta quinta (6),a Semam realiza a palestra sobre ‘Conscientização ambiental, descarte correto de lixo e reciclagem’ voltados aos alunos da UME Estado de Pernambuco.  O local será diferente e ao ar livre. São esperados 50 estudantes do ensino fundamental. Eles ainda terão a oportunidade de assistir à ‘esquete teatral’ sobre o referido tema, cujo cenário principal é o Píer do Casqueiro, na Av. Beira-Mar, s/nº. Já o encerramento ocorre na sexta (7), quando 50 estudantes da UME Maria do Rosário (Parque São Luís) farão uma   trilha no Parque Itutinga-Pilões, que fica no final da  Estrada Elias Zarzur. A atividade será uma oportunidade aos participantes conhecerem aquela área, parte da rica história cubatense, pois ainda abriga resquícios do primeiro hospital e também da primeira  cadeia da cidade.

Feira Criativa segue até sexta – Segundo a Semam, é importante ressaltar que a feira criativa, que fez parte do evento de quarta-feira no Paço, segue até esta sexta-feira no saguão da Prefeitura, também das 10 às 16 horas.

Texto e fotos: Secom Cubatão