Atividade com trilha no Itutinga-Pilões encerra ‘Semana do Meio Ambiente’ em Cubatão

A Semana do Meio Ambiente em Cubatão foi celebrada com uma série de eventos importantes, cujo encerramento ocorreu na última sexta (7), sendo marcado por uma atividade especial para cerca de 60 alunos da UME Maria do Rosário (Parque São Luiz) e da UME Estado do Espírito Santo (Vila Nova), que puderam conferir as belezas naturais do Parque Itutinga-Pilões, situado dentro do Parque Estadual da Serra Mar. O objetivo da ação foi proporcionar um dia diferente, em meio à natureza. A realização foi da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam).

Os participantes também conheceram o ‘Espaço Ciência’, em que são exibidos uma variedade de sementes de espécies nativas, animais empalhados (aranha, escorpião, porco do mato, tatu, onça-pintada, quati, macaco, gavião de penacho, jacaré, entre outros) e várias espécies de cobras conservadas em formol. “Todos esses animais são oriundos de atropelamentos, já encontrados mortos. A exibição destes exemplares aqui tem o intuito de conscientizar os cidadãos sobre preservação da vida animal para o ecossistema e a biodiversidade”, explicou Adnailza Oliveira, técnica e guia da Fundação Florestal. Após isso, conduziu a todos para conhecer as demais potencialidades do local, como, por exemplo, um grande viveiro de inúmeras mudas (pitanga, jabuticaba, orquídea, araçá-roxo, etc).

Os estudantes também conheceram as ruínas do primeiro hospital e da primeira cadeia de Cubatão situadas na área do Parque. Viram de perto uma ala hospitalar que fica afastada 600 metros do hospital original. Neste caso, a guia conta que aquela ala era destinada para atender pacientes com doenças contagiosas à época. Em seguida, o grupo foi levado à trilha que dá acesso ao Rio Pilões (que deu origem ao nome do parque). No caminho, borboletas e outros insetos,  pássaros, plantas diversas, árvores gigantes, sem contar obstáculos como raízes, galhos caídos e diversas nuances que despertavam a curiosidade das crianças.

A bióloga Pâmela Souza da Silva, que acompanhou a atividade, e a guia ambiental tiravam dúvidas dos participantes. Já no Rio Pilões, um cenário de pedras ao logo do seu leito e uma intensa mata às margens, onde só se ouvia o barulho das águas e dos pássaros. O resto foi contemplação e oportunidade de descansar por uma hora, fazer um lanche, tirar fotos, fazer mais perguntas aos técnicos e compartilhar com todos os participantes aquele momento e cenário agradáveis. Enfim, a pausa para descanso e contemplação serviu para recarregar as energias visando à volta, tão interessante quanto a ida, onde quase tudo é verdejante.

No final, o que se ouviam eram as crianças comentando sobre atividade do dia, que iriam contar para os colegas na escola e para os pais em casa, uma demonstração de que a ação atingiu um dos principais objetivos deste tipo de atividade, conforme explica a professora do 5º ano, Maria Helena. “Essa atividade vem ao encontro do que estamos ensinamos aos alunos na UME Maria do Rosário. Lá, eles participam de um programa de compostagem, o ‘Minhoca Amiga’, em parceria com a Semam. Então, ter a oportunidade de trazê-los aqui, diante dessa diversidade toda, ajuda-nos ainda mais nesse processo de passar para eles a importância da preservação ambiental. Tanto os alunos quanto nós educadores só temos a ganhar com atividades desse tipo”, reforçou professora.

Do mesmo modo, entendeu Patrícia Barbosa: “A atividade contempla a formação de valores e atitudes criadas sob o enfoque da sustentabilidade. Ao vivenciar essas questões ambientais ‘in loco’, faz com que  aprendam os conteúdos na teoria e na prática, que é tudo o que nós pregamos na Educação Ambiental e no cotidiano da Semam, juntos com nossos parceiros”, ressaltou a diretora do Departamento de educação Ambiental da Semam.

Importante destacar que as atividades da ‘Semana do Meio Ambiente em Cubatão’, com o intuito de informar à sociedade sobre a preservação dos recursos naturais por meio de medidas que promovam a sustentabilidade  ambiental, ofereceu a cada dia uma atividade diferenciada, demonstrando uma Cubatão inserida, cada vez mais, no quesito ‘Cidade Sustentável’.

Texto e fotos: Ismael Pereira/Chefe de Imprensa – Secom