Cubatão amplia locais para aplicação da vacina BCG

Três unidades básicas de saúde passam a oferecer o imunizante que protege contra formas graves da tuberculose

Mesmo com uma cobertura de mais de 90% no município, a Secretaria de Saúde de Cubatão aumentou o número de locais em que mães, pais e responsáveis podem levar seus filhos para receber a vacina BCG. A medida visa garantir opções ao longo da semana para que as crianças fiquem protegidas contra formas graves da tuberculose.

Além da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim 31 de Março, que oferece a BCG às sextas-feiras, a partir do próximo dia 12, as doses do imunizante estarão disponíveis toda quarta-feira na UBS da Vila Nova e, a partir do dia 24, toda segunda-feira na UBS do Jardim Casqueiro.

Na rotina dos serviços, a vacina está disponível para crianças menores de 5 anos de idade. Os responsáveis devem levar carteira de vacinação e a certidão de nascimento. E atenção para o horário de vacinação da BCG: das 8 às 11 horas nas três unidades.

BCG – A vacina é garantida na maternidade do Hospital Municipal de Cubatão para todos os recém-nascidos e está disponível nessas três unidades para crianças que tenham nascido em outras maternidades ou que não tomaram a dose por algum motivo. A vacina BCG previne contra as formas graves da tuberculose (meníngea e miliar), é feita com o bacilo de Calmette-Guérin, que é uma forma enfraquecida da bactéria que causa a tuberculose. Também contém glutamato de sódio e solução fisiológica.

LOCAIS
A vacina da BCG é aplicada das 8 às 11 horas, nos seguintes locais:

Segunda-feira (a partir de 24 de junho): UBS Jardim Casqueiro, Rua Espanha, s/nº;
Quarta-feira: UBS Vila Nova (Rua São João, 185);
Sexta-feira: UBS Jardim 31 de Março (Rua São Luís, 141, sede provisória).

Por: Secom Cubatão
Foto: Freepik