Prefeitura de Cubatão realiza reunião técnica sobre ‘Cidades Inteligentes’

A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Finanças, promoveu nesta quarta (12) reunião técnica para discutir o tema “Cidades Inteligentes – Caminhos e Oportunidades”.  O encontro foi na sala de reuniões do Gabinete, com participação de representantes das diversas secretarias que discutiram os avanços alcançados pela Prefeitura na implantação de projetos em diferentes áreas e que têm trazido excelentes resultados, como  a telemedicina, o geoprocessamento, aprovação on-line de plantas e projetos de obras, entre outros. Foram abordados, ainda,  os desafios a serem enfrentados diante dessa realidade, bem como as principais tecnologias atualmente existentes e as oportunidades de melhoria nos serviços públicos.

Durante o seminário, o Dr. Luciano Pezza Cintrão, diretor da empresa responsável pela inclusão das ferramentas tecnológicas no âmbito da gestão municipal, apresentou visão geral sobre boas práticas na implantação do  “Cidades Inteligentes”, bem como os programas e equipamentos colocados à disposição do poder público municipal que colaboram para o êxito na implantação e desenvolvimento deste projeto. Contribuindo de forma fundamental com o projeto, estiveram presentes representantes das Secretarias de Governo e Turismo, Finanças,  Planejamento, Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social, Educação, Emprego e Desenvolvimento Sustentável, Comunicação, Manutenção e Serviços Públicos, Tecnologia da Informação e Chefia de Gabinete.

“A existência de um projeto para fazer de Cubatão uma cidade inteligente, ou seja, uma smart city, tem como objetivo principal a melhoria dos serviços públicos prestados aos cidadãos, garantindo cada vez mais a transparência nos atos públicos e a busca constante em oferecer uma qualidade de vida maior e melhor à sociedade cubatense”, ressaltou o Secretário de Finanças Genaldo dos Santos. “Importante observar essa transversalidade cultural que o tema nos proporciona conhecer e atuar. Trazer esse conceito de smart city com essa profundidade para a nossa realidade é preponderante para o atual processo de qualificação, sem contar que exige do gestor muito mais do que a gente já faz, e quem ganha com isso lá na ponta é a população”, afirmou o secretário de Planejamento Wilney José Fraga.

O secretário de Governo e de Turismo, Fabrício Lopes, reforçou que “é muito salutar neste tempo de globalização e avanços tecnológicos em uma velocidade nunca vista, que todos se apropriem de ferramentas que agreguem a forma inteligente de governar. Essa troca de experiências é muito importante para todos nós, nessa integração entre as secretarias que já vem existindo e que estão sendo intensificadas neste aspecto de enfrentar os desafios inerentes ao objetivo de tornar a cidade cada vez mais inteligente na forma de governar”.

Texto e fotos: Secom Cubatão