Atleta de Cubatão conquista títulos em três provas no Campeonato Paulista Juvenil de Natação

O cubatense Pedro Diogo é integrante do Programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Cubatão. Etapa foi realizada em Bauru. Além do topo em 3 pódios, ele ainda ficou no ‘Top 5’ em outras duas provas

A série de subidas ao pódio continua em alta para um jovem atleta cubatense na natação em disputas realizadas ‘longe de casa’. Desta vez, ele se destacou em Bauru, interior paulista, em mais uma etapa do Campeonato Paulista Juvenil de Natação de Inverno. O atleta em questão é bolsista da Semes e se chama Pedro Diogo Moço Torres Barreto. As disputas ocorreram entre dos dias 7 e 9 de junho e o jovem cubatense obteve protagonismo em cinco provas do certame, sendo campeão em três delas: bicampeão dos 200 metros peito, campeão 100 metros peito; campeão 4×100 medley; além da 4ª colocação nos 400 medley e do 5º lugar nos 200 medley.

De acordo com a Secretaria de Esportes de Cubatão (Semes), o atleta da cidade tem mantido uma sequência de excelentes resultados desde o ano passado, quando ainda tinha 14 anos.  “Praticamente, ele está nas finais em quase todos os campeonatos em que entra na disputa. O Pedro  Diogo já se consolidou como um dos casos de atletas que elevam o nome de Cubatão pelo país a afora no cenário esportivo. Ele tem sempre correspondido às expectativas. Mesmo quando não sobe ao pódio, tem ficado entre os destaques dos campeonatos, o que faz com que desponte tanto no ranking estadual quanto no nacional”, ressalta a Semes.

Bolsa atleta – Pedro acabou de completar 15 anos de idade. Morador da Vila Paulista, ele é um dos contemplados pelo programa de incentivo aos esportistas do munícipio, o ‘Bolsa Atleta’, do qual participa pelo segundo ano consecutivo. O Programa é destinado aos esportistas que representam exclusivamente e residem no município e que têm alto rendimento em modalidades olímpicas, praticam esportes individuais e demais modalidades constantes no calendário anual do Estado.

Como regra, os integrantes têm uma idade mínima de 14 anos e devem estar vinculados a uma entidade esportiva sediada em Cubatão, comprovada a representatividade do município, prestarem serviços voluntários em projetos da cidade conforme sua área de prática esportiva e terem participado de competições esportivas estaduais, nacionais ou internacionais no ano anterior representando Cubatão. Conforme o decreto nº 11.763/2022, o valor máximo do benefício é de até R$ 1.000,00 (cujo valor varia de acordo com a classificação do esportista) ou a de ‘Bolsa de Estudos’, que concede até 50% do das anuidades para quem estiver no ensino médio, técnico-profissionalizante ou superior.

Próxima disputa é pelo Campeonato Brasileiro –  A vida de atleta não para. É um desafio constante e, muitas vezes, bem longe de casa. Assim tem sido a rotina de Pedro Diogo. Ele nem acabou de curtir direito os títulos mais recentes e já teve que se debruçar nos treinos para a próxima competição que, desta vez, ocorre fora do Estado. O cubatense é estudante e atleta do SESI, que banca as despesas de viagem e hospedagem. “Neste sentido, ele já está se preparando para embarcar no dia 23/6 para Recife, em Pernambuco, onde vai competir pelo Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação”, revela o pai do atleta Luciano Barreto.

“É muito prazeroso ver que a dedicação dele nos treinos tem se refletido nas competições e os bons resultados têm surgidos. São dois anos seguidos que ele tem contado com esse apoio da Semes e do seu patrocinador, o SESI. Esse respaldo é primordial, pois não é fácil a vida de atleta, em ter que ir para várias competições e, por ele ser ainda um adolescente, a mãe ou o pai tem que o acompanhar em todas as competições. Para isso, temos que nos desdobrar de todo jeito para somar esforços para ele dar sequência na carreira de atleta vitorioso, explica Luciano, que faz questão de dividir os méritos da conquista do filho ao treinador dele: Gustavo Sabiá.

“É um profissional que já treinou o renomado nadador Matheus Loro, que também é de Cubatão. Este ganhou notoriedade ao vencer  grandes provas internacionais, tendo mais de 60 títulos brasileiros e 20 recordes quebrados, sendo bicampeão sul-americano, e que hoje influencia a carreira diversos atletas. Essa parceria com Sabiá tem dado certo e é importante reconhecer o trabalho dos dois na piscina. O meu filho tem que espelhar em gente vitoriosa. Essa é a ideia da família e dele também, e isso é muito bom”, ressalta Luciano Barreto.

Aliás, a piscina tem sido o cenário de grande parte da vida do atual destaque cubatense neste Esporte. “Nós somos as testemunhas dessa história”, enfatiza a mãe do atleta, Simone Diogo Torres, uma ex-professora de natação, que reforça as palavras do pai dele. “É um orgulho para nós e para a cidade de Cubatão ter um esportista com índices de alto-desempenho. Mas, por detrás disso, há uma luta dele e da família no dia a dia para que ele se empenhe com intensidade nos treinos e nas provas. Os bons resultados conquistados fazem com que se mantenha vivo o sonho dele de chegar o mais longe possível como atleta de ponta e de continuar representando, cada vez, mais Cubatão, principalmente, e toda a região no cenário esportivo”, complementa a mãe do atleta.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Acervo pessoal do atleta