Cubatão realiza Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Atividade será na quinta-feira (20), no auditório da Secretaria de Emprego

Cubatão realiza nesta quinta-feira (20), a 4ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. A atividade ocorre das 8 às 16 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Emprego, na Rua Doutor Fernando Costa, 1.096, Vila Couto.  Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a conferência tem como foco a defesa do SUS por meio da promoção do “trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático”.

O credenciamento dos participantes começa às 8 horas e a abertura oficial está marcada para as 9 horas. Em seguida, haverá uma palestra sobre o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest, local de atendimento especializado em Saúde do Trabalhador e de gestão do conhecimento de doenças e ou sintomas relacionados com as atividades que as pessoas  exercem profissionalmente.

As discussões por eixo temático começam às 10h30 e, após o almoço, às 13h30, serão votadas as propostas e, em seguida, eleitos os 8 delegados que participam dos encontros da macrorregião. Entre as temáticas, a conferência tratará:

– Formulação de Políticas de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde centradas nas demandas das trabalhadoras e dos trabalhadores do SUS dentro dos princípios de universalidade, integralidade e equidade;

– Envolvimento da classe trabalhadora com as ações de Educação em Saúde, tendo por eixo o fortalecimentos dos territórios de atuação dos profissionais;

– Avaliar a situação do trabalho em Saúde e da Educação em Saúde em seus aspectos de raça, etnia, classe, identidade de gênero, sexualidade, geração, patologias e deficiências;

– Estimular a criação das Comissões Intersetoriais de Relações de Trabalho e Recursos Humanos (CIRHRT) nos âmbitos estadual e municipal dos conselhos de saúde;

– Fomentar o debate acerca da prerrogativa constitucional do SUS em ordenar a formação das trabalhadoras e dos trabalhadores da área da Saúde;

– Fomentar o debate acerca da Educação Permanente em Saúde, articulada com a Educação Popular em Saúde;

– Discutir as responsabilidades do Estado e dos governos com a formação, qualificação, processos e condições de trabalho na Saúde.

Por: Secom Cubatão