Jovem músico e ex-integrante da Orquestra Cubatão Sinfonia recebe bolsa para estudar na Alemanha

Lucas Sanches embarca em julho e ficará um mês participando do “International Summer Academy in Pommersfelden”

Revelando mais uma vez o poder da música e da arte na vida de crianças e jovens, um ex-integrante da Orquestra Cubatão Sinfonia, um dos projetos do Programa Cubatão Sinfonia, foi selecionado para uma bolsa de estudos internacional. O jovem músico Lucas Sanches viaja para
a Alemanha no dia 9 de julho para participar do festival “International Summer Academy in Pommersfelden”, que acontece dentro de um castelo. Essa é a primeira viagem fora do Brasil do oboísta de 24 anos de idade.

A bolsa de estudos é custeada pela Mozarteum, uma associação cultural brasileira voltada a valorização e disseminação da arte. Anualmente essa instituição seleciona uma orquestra formada por jovens para tocar durante a temporada de apresentações, a partir disso, a Mozarteum indica alguns destes músicos para concorrerem a vaga no festival de verão da Alemanha.

“Foi uma grande surpresa, porque eu já havia sido indicado em outros anos, mas nunca tinha sido selecionado. Sempre escolhiam instrumentos de cordas… o meu instrumento, oboé, é de sopro, então sempre pensei que seria difícil ser escolhido pra ganhar essa bolsa”, afirma Lucas. Ele explica que esse ano foi diferente e recebeu a notícia enquanto estava na estrada: “Foi um momento de muita felicidade, demorei um tempo pra acreditar que dessa vez tinha dado certo!”. Durante o mês que Lucas passará no castelo, terá aulas de experiência orquestral e música de câmara, deve compor uma orquestra com os outros bolsistas, além de participar de diversos concertos programados para acontecer durante o período, em diferentes formações
com os alunos.

Tudo começou em Cubatão – Lucas hoje mora em Guarujá, mas teve seu primeiro contato com a música na cidade de Cubatão, aos 9 anos de idade. Aprendeu musicalização infantil e se apaixonou pelo oboé, instrumento de sopro da família das madeiras. Dono de um som diferente, é considerado um dos instrumentos de sopro de técnica mais difícil por conta do grande controle respiratório e labial.

O jovem artista prosseguiu com os estudos e em 2013 participou de um dos projetos do Programa Cubatão Sinfonia, a Orquestra Cubatão Sinfonia que tem como viés a profissionalização desses músicos. Em 2015, Lucas Sanches ingressou na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) e em 2017 foi aprovado no vestibular da UNESP, se formando bacharel em oboé nos três anos seguintes. Atualmente, integra a Orquestra Bachiana Filarmônica do Sesi-SP e também a Orquestra Sinfônica da Unicamp.

Mais sobre o Cubatão Sinfonia – O Programa Cubatão Sinfonia completa 16 anos de anos de atividades ininterruptas: desde 2007, tem recebido crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Ao longo dos anos, os patrocinadores foram alicerces que tornaram possível esse sonho artístico. Foi por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) que o programa manteve as atividades alinhadas.

Foram atendidos cerca de 3.000 alunos em todos esses anos de atividades. Muitos chegaram a seguir a carreira artística, mas Leandro Sampaio, um dos coordenadores do Programa, destaca que o objetivo é ainda maior, o de formar cidadãos: “Sabemos do poder  transformador da arte e usamos isso para mostrar um novo caminho a essas crianças e adolescentes. Estamos essencialmente presentes em áreas de vulnerabilidade social, oferecendo aulas de artes no contraturno escolar e apontando um caminho diferente, lúdico e positivo”.

Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, o Cubatão Sinfonia oferece aulas artísticas a crianças, adolescentes e jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social. Este ano, o sonho artístico-cultural é patrocinado pelas empresas BEQUISA, CMOC E UNIPAR por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O programa conta com apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretarias de Cultura, Educação e Comunicação, e Diretoria de Ensino do Estado (regional Baixada Santista).

Por: Secom Cubatão com informações de Cubatão Sinfonia
Foto: Divulgação Cubatão Sinfonia