Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, o Hospital Municipal de Cubatão (HMC) promoveu, no último sábado (15), uma ação de conscientização sobre a importância do tema. Na oportunidade, o grupo voluntário Projeto Dia Feliz esteve no hospital, contribuindo com mensagens de valorização e respeito à pessoa idosa, além da distribuição de brindes para os pacientes e apresentações musicais – um dos pacientes internados, inclusive, aproveitou a ocasião e deu uma “palinha” com o violão trazido pelo grupo, mostrando talento musical.
Houve, ainda, a participação de acompanhantes e familiares. A iniciativa partiu da Comissão de Humanização, com apoio da Secretaria de Saúde (SMS), e faz parte do movimento de comunicação efetiva não violenta e humanizada adotado pelo hospital. O HMC é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), através de contrato de gestão junto à Prefeitura Municipal.
A data – O Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011. No Brasil, o Estatuto do Idoso define a violência contra a pessoa idosa como “qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado, que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico”. As denúncias de violência contra a pessoa idosa podem ser feitas pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos) e o atendimento é realizado em todos os dias da semana, 24 horas por dia.
Por: Secom Cubatão com informações do Hospital Municipal de Cubatão (HMC)
Fotos: Divulgação PMC