Hospital Municipal de Cubatão dá início à prática de ginástica laboral para os colaboradores

Atividade é considerada investimento prioritário no bem-estar dos colaboradores do HMC

Ginástica laboral é a prática corporal realizada em ambiente de trabalho para ampliar o bem-estar dos colaboradores. Essa atividade foi, recentemente, incorporada às atividades do Hospital Municipal de Cubatão (HMC), como parte do projeto ‘Construindo Juntos’, desenvolvido pela Comissão de Humanização em conformidade com o movimento de comunicação efetiva não violenta e humanizada adotado pelo hospital.

Entre os tipos de ginástica laboral praticada, estão: preventiva, preparatória, corretiva e de relaxamento, além de outros exercícios. Tudo é orientado e supervisionado por um profissional de Educação Física. “Dentre os benefícios obtidos por meio da prática, podemos destacar a redução de dores corporais decorrentes da má postura, a melhora da qualidade de vida no trabalho e o alívio do estresse acumulado”, relata o presidente da Comissão de Humanização do hospital, Marcelo Valle.

De acordo com o presidente da comissão, nos dias atuais, o mundo corporativo já percebeu a importância da ginástica laboral como investimento prioritário no bem-estar dos colaboradores. “Essa é uma estratégia que vem sendo adotada por muitos como forma de melhorar a qualidade de vida e, consequentemente, a produtividade”, conclui Marcelo Valle. O HMC é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura Municipal de Cubatão via Secretaria de Cultura.

A ginástica laboral – A prática consiste em uma intervenção rápida, com duração média de 10 a 15 minutos, e que é realizada em ambiente de trabalho sob a tutela de profissionais especializados. Os exercícios são baseados em técnicas simples de respiração, alongamento, controle e entendimento corporal, bem como reeducação postural e equilíbrio muscular. Ela traz benefícios aos sistemas muscular, fisiológico, cardíaco e respiratório. Assim, o colaborador fica mais disposto a realizar as tarefas ao longo do dia.

Por: Secom Cubatão com informações do Hospital Municipal de Cubatão (HMC)
Fotos: SBCD