Mais um fim de semana chegando, momento para curtir as variadas atrações no ‘Festão Cubatão 2024’

Passado o primeiro final de semana de sucesso do ‘Festão Cubatão2024’, no Kartódromo Municipal, quando o público pôde compartilhar uma série de boas apresentações e inúmeros momentos de descontração, a Prefeitura,  por meio da Secretaria de Cultura, informa mais importantes atrações para mais três dias com a mesma expectativa e mais uma chance para quem não pôde comparecer ao evento nas três primeiras noites. A Festa é organizada pela Prefeitura via Secretaria de Cultura.

A dinâmica é a mesma. Como já informado, às sextas-feiras, há danças de quadrilha. Então, agora é a vez da Quadrilha do ‘Tio Cris’. Logo em seguida, as apresentações musicais. Nesta sexta, a performance de abertura está por conta de ‘Rita Meteoro’, que trará uma mistura de ritmos, como forró, piseiro, pisadinha e sertanejo. Depois, vem o ‘Esqueminha do MC Bola’, com muito pagode e uma pitada de funk. Já no sábado (29), serão duas atrações: ‘Wilson’ e ‘Maquinhos Sensação’. Já no domingo (30), o Festão é palco está reservado para a 2ª eliminatória do Show de Calouros, com os arranjos sob a responsabilidade da Banda Imagem.

Outras opções culturais – Vale salientar que não é só de música que foi pensado o Festão Cubatão 2024. Enquanto curte ou aguarda a atração seguinte, o público pode dar uma volta fora e dentro do Espaço, onde pode encontrar muitas coisas boas para se divertir e se alimentar. São 30 barracas à disposição, todas de empreendedores que servem as delícias típicas do inverno e das festas juninas e são coordenadas por associações beneficentes e pelo pessoal da Feira Criativa, apropriadas para nutrir aquietar o estômago e  aquecer o coração.

Ainda há espaço para quem aprecia a literatura, especialmente a poesia e o romance. Nesta edição, um dos filhos mais ilustres de Cubatão está sendo homenageado: o escritor Afonso Schmidt. Para isso, um livro tamanho gigante e uma estátua do artista fazem parte da festa, contando como um ponto instagramável bem no meio do salão. Como novidade, um QR Code irá direcionar o público para uma página recheada de conteúdo sobre o autor.

Essa ação literária faz parte da ’50ª Semana Afonso Schmidt’, que é comemorada sempre em junho e que celebra a vida e obra de Schmidt e sua importância para a literatura brasileira. Jornalista, romancista e poeta, Afonso Schmidt nasceu em 29 de junho de 1890 em Cubatão, falecendo em 3 de abril de 1964. Desde a juventude, realizou trabalhos no intercâmbio da Europa e Brasil. Dirigiu o carioca ‘Jornal do Povo’ e, na capital paulista, atuou nos jornais ‘Folha da Noite’, ‘Folha da Manhã’ e ‘O Estado de São Paulo’, entre outras publicações. O renomado cubatense foi premiado pela União Brasileira de Escritores e membro da Academia Paulista de Letras. Além de sócio fundador do Sindicato dos Jornalistas do Estado de SP, Schmidt tem uma trajetória notória como autor dos romances ‘Zanzalá’, ‘A Locomotiva: a Outra Face da Revolução de 1932’, ‘A Marcha: Romance da Abolição’, ‘Colônia Cecília’, ‘O Romance de Paulo Eiró’, ‘São Paulo de Meus Amores’.

Programação deste final de semana:

28/6 (sexta-feira) – Quadrilha do ‘Tio Cris’ – Artistas: ‘Rira Meteoro’ e ‘Esqueminha do MC Bola’;

29/6 (sábado) – Artistas: ‘Wilson’ e ‘Marquinhos’;

30/6 (domingo) –  Artistas:  Show de Calouros, com a Banda Imagem