USF da Cota 200 lança grupo de saúde para ajudar quem sofre com insônia

Grupo de saúde do sono se reúne na última quinta-feira do mês e aprende técnicas que podem melhorar a qualidade do sono

Segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono, entre elas, a insônia. Pensando em como solucionar esse problema sem o uso de medicamentos, a USF (Unidade de Saúde da Família) da Cota 200, gerenciada pela organização social de saúde Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, em parceria com a Prefeitura de Cubatão, agora oferece o Grupo Saúde do Sono, uma iniciativa que visa a combater a insônia de forma natural.

Criado pela médica Beatriz Buéssio com participação da psicóloga Viviane Barbosa, o grupo se reúne toda última quinta-feira do mês, das 8h às 9h, em um ambiente acolhedor, criado para promover o relaxamento. Durante os encontros, são praticadas técnicas de respiração, meditação, musicoterapia e outras ferramentas baseadas em evidências científicas, que os pacientes podem incorporar ao seu dia a dia para melhorar a qualidade do sono.

“A insônia não é apenas uma questão de desconforto noturno; é um problema de saúde complexo, influenciado por múltiplas causas. Um sono de qualidade é essencial para o desempenho mental, cognição, memória e humor, além de melhorar o prognóstico de diversas patologias, como doenças cardiovasculares e metabólicas”, explica a médica.

Os encontros também servem para disseminar conhecimentos sobre a fisiologia do sono, esclarecer as causas multifatoriais da insônia e ainda dão a oportunidade para os participantes compartilharem suas experiências pessoais. Além disso, para complementar as atividades, foi desenvolvido um guia prático com 10 dicas simples para melhorar a qualidade do sono por meio de mudanças de hábito. Para participar é necessário se inscrever presencialmente na USF Cota 200, localizada na 2ª Passarela da Via Anchieta km 50, s/nº.

Por: Secom Cubatão