‘Festival Vida no Mangue’ acontece neste final de semana na Vila dos Pescadores

Haverá lançamento de marca de moda, de Ateliê 'upcycling' e no domingo a tradicional procissão de barcos com bênção dos anzóis

Acontece neste final de semana, de 28 a 30 de junho, o ‘Festival Vida no Mangue’, evento que conta com diversas apresentações musicais e ações do projeto ‘Pescadores de Histórias’. A atividade acontece na Vila dos Pescadores. O evento é organizado pelo Instituto Socioambiental e Cultural da Vila dos Pescadores, ISAC-VP, e tem apoio da Prefeitura via Secretaria de Cultura (Secult). Fundado em 2022, o projeto ‘Pescadores de Histórias’ é uma parceria da entidade com a Petrobras que realiza atividades ligadas às questões ambientais, sociais e culturais para crianças e adolescentes e empreendedorismo para adultos no bairro.

O festival começa hoje (28), às 17h, com a abertura de diversas barracas de quermesse com comidas e brincadeiras típicas das festas juninas que ficarão todos os dias na frente da Quadra Poliesportiva, na entrada do bairro. Às 20h acontece a inauguração do ‘Ateliê da Maré’, voltado para a formação de costureiras especializadas em “upcycling”, um segmento da moda que promove o reaproveitamento de resíduos têxteis para a customização, e produção de roupas e acessórios em geral. No evento, para convidados, será lançada a marca própria de moda ‘Uçá’, espécie de caranguejo comum em regiões de mangue, simbolizando a relação entre a criatividade e a natureza.

Já no sábado (29, o evento começa 15h com show da Lice Muller e Jessica Midian, e a apresentação das mostras de meio ambiente, teatro, cinema e desfile de roupas e acessórios de costura criativa, na quadra da entrada da Vila. As apresentações são produzidas pelos alunos do projeto. Acontece também a formatura das crianças e pré-adolescentes do projeto Pescadores de Histórias. Para encerrar, à noite, tem show do grupo Experi.

Seguindo a programação, no domingo (30), a partir das 10h e seguindo até à noite, haverá a tradicional Festa dos Pescadores. Às 12h, concentração e saída dos barcos em procissão em comemoração ao dia de São Pedro e São Paulo. No retorno das águas, show de pagode com ‘Batuk Malícia’ na Quadra Poliesportiva, na entrada do bairro às 15h. Logo depois, às 17h, tem procissão terrestre, bênção dos anzóis e missa às 18h. Encerrando o evento, 19h30, show de Jefin Atualizado.

Programação do evento

Sexta-feira (28 de junho)

17h- Barraca Quermesse (Local: Frente da Quadra Poliesportiva)

19h- Coquetel para autoridades e convidados (Local: Amaral Neto 127)