Ação com trabalhadoras da Saúde encerra mutirão de mamografias e ultrassonografias

Desde 24 de maio foram realizados mais de 5 mil exames

O mutirão de mamografias e ultrassonografias (USG) chegou ao fim com mais de 5 mil exames realizados até o dia 26 de junho. Nesta sexta-feira, último dia da atividade, os exames foram dedicados a trabalhadoras da Saúde do município e o dia ganhou até um nome, “Cuidando de quem cuida”, com 60 mamografias e 60 USGs agendadas na carreta estacionada junto ao Centro Esportivo Ayrton Romero da Nóbrega, o Romerão.

Desde 24 de maio, foram 2.500 mamografias e outras 2.500 USGs realizadas em mulheres que passaram por triagem na própria carreta ou encaminhamentos das unidades de Saúde ou do Serviço de Atenção Integral à Saúde da Mulher (SAISM), que ficou com a fila de espera zerada.

De acordo com informações do SAISM, a ação teve impacto ainda em outros serviços. Com as ultrassonografias de mama direcionadas para a carreta, o aparelho de ultrassom do Hospital Municipal absorveu toda a demanda de ultrassonografias vaginais do serviço, zerando também a fila de espera para este exame. O projeto da Secretaria de Saúde foi custeado com recursos de emendas impositivas da Câmara Municipal.

Por: Secom Cubatão
Foto: Divulgação Secom