Moradores da comunidade podem se inscrever para o núcleo ‘caçula’ do Cubatão Sinfonia

De maneira gratuita, pessoas com até 18 anos podem integrar as turmas de violão, dança violino e percussão no núcleo da Vila Nova

Cerca de 60 crianças e jovens já estão matriculados nas diversas modalidades artísticas oferecidas pelo Programa Cubatão Sinfonia no núcleo ‘caçula’, localizado na UME Prof. Dr. Luiz Pieruzzi Netto, na Vila Nova. Mas as inscrições para a comunidade continuam abertas. São oferecidos cursos de violino, percussão, violão e dança para pessoas de até 18 anos de idade. As inscrições acontecem às segundas e quartas das 9h às 16h, e na sexta, das 13h às 16h, na própria escola que fica na Av. Martins Fontes n° 1.241, na  Vila Nova.

Documentos necessários | Interessados devem levar original e cópia do RG, RA ou certidão de nascimento; declaração da Escola em que estuda; comprovante de residência. Menores de idade devem estar acompanhados pelo pai/mãe ou responsável. Não há processo seletivo e não é necessário ter conhecimento musical ou possuir instrumento musical próprio. O programa disponibiliza instrumentos e material pedagógico para uso em aula.

Atualmente o Programa Cubatão Sinfonia conta com 5 núcleos de aprendizado somando cerca de 800 alunos: a sede, na Cota 200, e os núcleos do Cubatão Sinfonia na Escola que funcionam no Centro Cultural da Vila Natal; Escola Estadual Afonso Schmidt, no Centro; UME Marta Josete Impaléa (CEU III), no Jardim São Francisco; na UME Maria Albertina, no Jardim Casqueiro; e na UME Luiz Pieruzzi Neto, na Vila Nova. Nas unidades escolares, são atendidos crianças e adolescentes do período integral e também a comunidade do entorno para as vagas remanescentes.

Quem faz o sonho acontecer | Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, o Cubatão Sinfonia oferece aulas artísticas a crianças, adolescentes e jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social. Este ano, o sonho artístico-cultural é patrocinado pelas empresas BEQUISA, CMOC E UNIPAR por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O programa conta com apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretarias de Cultura, Comunicação e Educação, e da Diretoria de Ensino Regional Santos ligada ao Governo Estadual.

Mais sobre o Cubatão Sinfonia | O Programa Cubatão Sinfonia completa 16 anos de anos de atividades ininterruptas: desde 2007, tem recebido crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Tantas histórias e anos de atividade renderam diversos prêmios.

Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da UNICEF que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente. Em 2020, mesmo com todas as dificuldades por conta da pandemia, foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Ação Cultural e Entretenimento. Em 2022, também ganhou o Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Voto Popular. Nesta expressiva vitória, o projeto recebeu 29 mil dos 31 mil votos computados.

Ao longo dos anos, os patrocinadores foram alicerces que tornaram possível esse sonho artístico. Foi por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) que o programa manteve as atividades alinhadas.

Foram atendidos cerca de 3.000 alunos em todos esses anos de atividades.

Muitos chegaram a seguir a carreira artística, mas Leandro Sampaio, um dos coordenadores do Programa, destaca que o objetivo é ainda maior, o de formar cidadãos: “Sabemos do poder transformador da arte e usamos isso para mostrar um novo caminho a essas crianças e adolescentes. Estamos essencialmente presentes em áreas de vulnerabilidade social, oferecendo aulas de artes no contraturno escolar e apontando um caminho diferente, lúdico e positivo”.

Fotos: Divulgação Cubatão Sinfonia
Link para fotos: https://www.flickr.com/photos/cubataosinfonia/albums/