‘Festão Cubatão’ tem mais dança, gastronomia e última eliminatória do Show de Calouros

É possível participar das atrações até o dia 14; portões abrem sempre a partir das 18 horas

Após outro final de semana de grande sucesso no ‘Festão Cubatão 2024’, realizado no Kartódromo Municipal (Rua Embaixador Pedro de Toledo, s/nº – Vila Paulista), o público deve aproveitar mais apresentações e momentos de diversão nos próximos dias. Com expectativa de repetir o sucesso das semanas anteriores, a Prefeitura oferece outras oportunidade para aqueles que puderem  prestigiar festejos, que conta com uma variada programação, sob organização da Secretaria Municipal de Cultura (Secult),

Para esta sexta-feira (5), as opções começam com a Quadrilha ‘Tralalá’, que entra em cena a partir das 19 horas. Em seguida, vêm as apresentações musicais, que estarão ficam  por conta do Forró Sanfonado e, fechando a noite, o grupo  ‘Kara Metade’, com muito pagode. Já no sábado (6), excepcionalmente, o palco está reservado para a 3ª eliminatória do Show de Calouros, iniciando às 21 horas, com arranjos sob a responsabilidade da Banda Imagem.

Como de costume, o samba típico de um bom evento junino também marca presença no Festão. No domingo (7), os visitantes podem curtir duas atrações: o grupo ‘Quanta Loucura’, às 20 horas, e o cantor Salgadinho às 21h. Por fim, na segunda-feira (8), também excepcionalmente, tem ‘Samba na Praça’ às 19h e o cantor Lucas Morato às 21h. Toda essa comemoração já virou tradição em Cubatão para prestigiar artistas locais e regionais.

Show de Calouros tem grande final no domingo (14) – Bastar subir no palco, mostrar o seu talento e encantar. Essa é a premissa do Show de Calouros, que acontece tradicionalmente no Festão Cubatão, com cerca de 10 artistas locais se apresentando por noite, cujos selecionados avançam direto para a grande final, marcada para o dia 14 de julho. Dignas de uma boa competição musical, as escolhas dos vencedores por etapa são baseadas na avaliação de critérios como entrada e presença no palco, interação, caracterização, escolha da música, interpretação e potencial vocal – tudo apresentado na tenda principal do evento, que conta com grande estrutura de palco e iluminação.

Neste sábado (6), o público irá conhecer o último trio classificado para a decisão final. Uma característica marcante da competição é que os próprios calouros escolhem as músicas que irão interpretar, permitindo que demonstrem versatilidade e promovam ainda mais a diversidade do evento. O show é apresentado por Claudio Barazal, apresentador de programa de TV com ampla experiência na condução de concurso de calouros, com acompanhamento de qualidade pela Banda Imagem.

Outras opções culturais – Vale ressaltar que não é só de música que foi pensado o ‘Festão Cubatão 2024’. Enquanto curte ou aguarda a atração seguinte, o público pode dar uma volta fora e dentro do espaço, onde encontra muitas coisas boas para se divertir e se alimentar. São 30 barracas à disposição, todas de empreendedores que servem as delícias típicas do inverno e das festas juninas, e são coordenadas por associações beneficentes e pelo pessoal da Feira Criativa, apropriadas para aquietar o estômago e aquecer o coração.

Ainda há espaço para quem aprecia a literatura, especialmente a poesia e o romance. Nesta edição, um dos filhos mais ilustres de Cubatão está sendo homenageado: o escritor Afonso Schmidt. Para isso, um livro tamanho gigante e uma estátua do artista fazem parte da festa, contando como um ponto instagramável bem no meio do salão. Como novidade, um QR Code irá direcionar o público para uma página recheada de conteúdo sobre o autor.

Confira a programação completa do Festão Cubatão:

5/7 (sexta-feira) – Quadrilha ‘Tralalá’ (19h) – Artistas: ‘Forro Sanfonado’ (20h) e ‘Kara Metade’ (21h);

6/7 (sábado) – Terceira eliminatória do Show de Calouros, com a Banda Imagem (21h);

7/7 (domingo) – Artistas: ‘Grupo Quanta Loucura’ (20h) e ‘Salgadinho’ (21h);

8/7 (segunda-feira) – Artistas: ‘Samba na Praça’ (20h) e ‘Lucas Morato’ (21h);

12/7 (sexta-feira) – Artistas: Quadrilha ‘Tradição’ (19h), Camarão (20h) e ‘Banda Marcial de Cubatão e Lipão’ (21h);

13/7 (sábdo) – Artistas: ‘Kubo Máginco’ (20h) e ‘Di Propósito’ (21h);

14/7 (domingo) – Grande final do Show de Calouros, com a Banda Imagem (19h).

Por: Secom Cubatão/RP