Formatura da 2ª turma de guardas-civis municipais de Cubatão acontece em 22 de outubro

A Guarda Civil Municipal de Cubatão (GCMC) está prestes a concluir mais uma importante etapa para o reforço da segurança no município. No dia 22 de outubro, às 19h, será realizada a formatura da 2ª turma de guardas-civis municipais. Ao todo, 17 formandos, sendo 15 homens e 2 mulheres, se apresentarão para a cerimônia de encerramento do curso de formação, após três meses de intensos treinamentos. A solenidade acontece no salão principal da Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Acic), na Rua Bahia, 171.

O curso, que integrou uma das fases eliminatórias do concurso público, seguiu as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), com aulas teóricas e práticas, incluindo disciplinas como introdução ao Direito, cidadania, direito constitucional, prática operacional da guarda e treinamento físico, armamento e tiro, fundamentais para a concessão do porte de arma funcional pela Polícia Federal. As aulas somaram pelo menos 500 horas de atividades. Além disso, apenas os candidatos que cumpriram todas as etapas: prova objetiva, teste de aptidão física, exames médicos, avaliação psicológica, curso de formação e investigação social serão nomeados guardas civis municipais. A expectativa é de que essa nova turma reforce significativamente a atuação da GCMC já nesse ano, ampliando a presença da guarda nas ruas e melhorando a capacidade de resposta à população.

Por: Secom Cubatão
Foto: Arquivo PMC