Terapia ecológica pode ajudar a saúde mental em tempo de coronavírus

A terapia valeu a construção de um jardim no córrego Mãe Maria, no bairro do Vale Verde

Bombardeado por todos os lados por notícias nada animadoras em relação à pandemia, o secretário de Turismo de Cubatão, Antonio Martins Ribeiro, decidiu não só cuidar da saúde física, seguindo a recomendação do distanciamento social, mas também investir na busca do equilíbrio mental. Para isso encontrou nas margens do córrego Mãe Maria, no Vale Verde, terreno fértil para semear a vida, em vasos, canteiros, floreiras. E o melhor: o jardim surgiu a partir de material descartado no bairro, encravado na Serra do Mar.
“Diante dessa enxurrada de notícias, como tenho mais de 60 anos e estou no grupo de risco, passei a procurar o lado bom das coisas. E encontrei aqui, junto de casa, a possibilidade de construir um jardim a partir de materiais recicláveis”, informou, orgulhoso dos primeiros resultados. “Já estou inspirando outros moradores a seguirem o mesmo caminho”.
No trecho do córrego que passou pela intervenção de Ribeiro, galhos de podas de árvores se transformaram em floreiras; um tronco foi escavado para receber mudas de plantas ornamentais; e um carrinho de mão quebrado ganhou destaque ao ser incorporado ao cenário de apelo ambiental. “O silêncio somente é quebrado pelo som do córrego”, diz Ribeiro, que aposta na “terapia ecológica” para manter o equilíbrio psíquico durante essa fase.
“Além de embelezar, o jardim inibe o depósito de lixo e o descarte de materiais de construção junto ao córrego”, afirma Ribeiro, que há nove anos reside no Vale Verde, onde vivem cerca de 600 famílias. “Outros moradores gostaram da ideia e deveremos contar em breve com mais três ou quatro jardins com a participação da comunidade”.
Quando o período de isolamento social se for, Ribeiro espera contar com a visitação de outras famílias do núcleo para apreciar o local. “Trata-se de um jardim interativo. Já recebemos doações de objetos que foram transformados em floreiras”, informou, frisando que o local está aberto à participação de todos.
Fotos: acervo pessoal
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI