A Guarda Civil Municipal de Cubatão (GCMC) passa a contar com importante reforço na corporação graças à sua segunda turma com 17 integrantes que acabaram de concluir o curso de 90 dias de formação. Nesta terça (22) aconteceu a cerimônia de formatura com direito a discursos, juramentos, homenagens, recebimento de certificados de conclusão e a posse definitiva, no salão principal da Associação Comercial da Cidade (Acic). Tudo isso diante de uma grande e aguardada plateia, composta por autoridades diversas, comandantes da área, amigos e familiares.
Com o salão da Acic lotado, os então formandos, com uma entrada triunfal e gritos de guerra característicos, foram efusivamente recebidos pelo público e pelos membros da mesa cerimonial constituída: prefeito interino Ivan Hidelbrando, pelo vereador Anderson De Lana, representando a Casa de Leis cubatense, por Andrea Castro, secretária de Habitação que, como vice-prefeita eleita, representou o recém-eleito prefeito César Nascimento, e pela chefe de Gabinete Renata Almeida representando o Prefeito Ademário Oliveira, além de Ricardo Alcaraz, comandante da GCMC, e Gilberto Carvalho Amaral, diretor do Departamento Pessoal da Prefeitura.
A cerimônia foi marcada por emoção, com depoimentos que expressavam a importância da formatura. “É um orgulho podermos recebê-los aqui e compartilhar deste momento da vida de todos vocês. Imagino o que seja a realização de um sonho para cada formando, que a partir de agora passa a somar na atuação da nossa GCM. O que posso dizer é que vocês são muito importantes para a Cidade, para a população. Sejam bem-vindos”, disse o prefeito interino Ivan Hildebrando.
“Podemos imaginar o que deva estar passando na mente de vocês e de suas famílias. Com certeza, também um momento histórico para todos nós da Administração e da Corporação. É fato dizer que a GCMC ganha em reposição e ampliação do efetivo e também de equipamentos. Ganha a nossa população, com esse qualificado time de servidores da Segurança que vai garantir a presença em maior número nas ruas, transmitindo com isso maior sensação de segurança”, afirmou Andrea Castro, lembrando de que a criação da GCM foi uma iniciativa do atual Governo.
De acordo com Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), o curso integrou uma das fases eliminatórias do concurso público e seguiu as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), com aulas teóricas e práticas, incluindo disciplinas como introdução ao Direito, cidadania, direito constitucional, prática operacional da guarda, treinamento físico, armamento e tiro, fundamentais para a concessão do porte de arma funcional pela Polícia Federal. Além disso, apenas os candidatos que cumpriram todas as etapas de prova objetiva, teste de aptidão física, exames médicos, avaliação psicológica, curso de formação e investigação social foram nomeados guardas-civis municipais.
“Estão aqui profissionais comprometidos com a segurança pública para servir à população da cidade. Conforme foram ensinados e treinados, peço que levem muito a sério a função que vocês estão assumindo e vão prestar nesta noite o juramento, cuja missão principal é a de zelar e cuidar da segurança do patrimônio público e da população”, informou o comandante da GCM Ricardo Alcaraz.
Por fim, o momento tão esperado, o juramento, a posse efetiva e e a entrega dos certificados. Coube à GCM Natália Silva Campos comandar o juramento de compromisso e lealdade da turma, conforme preconiza o regramento do cargo/função. Tendo como orador da formatura o GCM Wilson. Ainda houve tempo para carinhosa homenagem especial ao patrono e paraninfo da turma, os GCM Filipini e Afonso, o que também ocorreu com os três primeiros colocados do curso de formação, que foram, respectivamente, os GCM Iris de Souza Santos, Wilson Batista dos Santos Júnior e José Vitor Ferreira Santana. Cabe ressaltar que Iris foi a primeira colocada no concurso público. Comandantes de várias Guardas Municipais da Região, como Santos, Guarujá, São Vicente, Praia Grande e a Guarda Civil Portuária prestigiaram a solenidade, além da Polícia Militar (4ª Cia), Polícia Civil (2º DP) e Conseg – Conselho Municipal de Segurança de Cubatão.
Texto: Secom Cubatão
Fotos: Maiko Santana/Secom Cubatão