Na semana da Consciência Negra, a cidade de Cubatão recebe o projeto ‘Quilombo Unificado 2’. O o evento ocorre neste sábado (23), às 14h, no Parque Anilinas, e reforça a valorização da comunidade negra e suas potências culturais e sociais. O endereço do Parque é Av. Nove de Abril, s/nº.
Realizado Pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do estado de São Paulo com produção da APAA (Associação Paulista dos Amigo) e CULTSP Organizado em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult), o encontro tem como objetivo fomentar o conhecimento e promover debates sobre questões históricas e contemporâneas que atravessam a realidade das populações negras. A programação inclui rodas de conversa, apresentações culturais e shows musicais. Entre os temas abordados estão:
– “Quem foi Alzira Rufino? Como estão as crianças nas nossas periferias?”, com Lucélia Avelino;
– “Saúde mental da mulher negra periférica”, com Aurélia Rios;
– “Afroalfabetização: o que é?”, com Adriano Gonzaga;
– “A mulher negra na cultura”, com Bete Nagô;
– Literatura, com Julie Lua.
Além das palestras e debates, o evento contará com apresentações culturais como Maracatu Oju Obá, Mayarah Magalhães, Oya Ynká, Tigo UDQ, THC e Ideologia Letal, além de performances dos DJs Profana e Bebo.
O evento é gratuito e aberto a toda a população, e busca conectar o público às suas raízes e lutas históricas, promovendo conhecimento, debate e empoderamento sobre temas essenciais para a comunidade, reforçando o papel da cidade como espaço de construção coletiva e respeito às diversidades.
Consciência Negra– O Feriado da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é uma data para refletir sobre a luta contra o racismo e a valorização da cultura afro-brasileira. A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil. É um momento de recordar a importância da igualdade racial e promover a conscientização sobre as desigualdades enfrentadas pela população negra.
Por: Secom Cubatão