...

Carta aberta contra a instalação do pátio de caminhões na Ilha do Tatu

  • 2 min de leitura

A notícia veiculada hoje (23) no ‘Jornal A Tribuna’ sobre o novo pátio regulador com capacidade para 500 caminhões em Cubatão nos chamou a atenção. Fomos pegos de surpresa, neste início de mandato, sobre a decisão da Autoridade Portuária de Santos (APS) em dar continuidade a este projeto, mesmo com a Administração Municipal anterior tendo se posicionado contrária à iniciativa.

A notícia informa que o processo de licitação foi concluído, comprovando que os inúmeros pedidos de diálogo foram ignorados. Reafirmamos que não somos contra a nova poligonal do Porto de Santos, porém a atividade econômica que a APS quer instalar em Cubatão não contribui para o desenvolvimento do nosso município no local escolhido, na Ilha do Tatu, área de preservação ambiental entre a interligação Anchieta-Imigrantes e Estrada Metalúrgico Ricardo Reis. Pelo contrário, causará sérios transtornos a milhares de famílias que vivem nos bairros estritamente residenciais como a Ilha Caraguatá, Jardim Casqueiro, Bolsões, Conjunto Rubens Lara e Parque São Luiz. Pesa ainda o fato do nosso Plano Diretor não permitir tal atividade nessa área.

Não é preciso ir muito longe para concluir que 500 caminhões circulando em área urbana geram uma série de transtornos, sem contar que esse estacionamento não resolverá os problemas do trânsito nas rodovias que cortam a nossa Cidade, apenas pressionará ainda mais os gargalos logísticos que temos.

Deixo claro novamente que Cubatão está à disposição para ajudar, como faz há décadas, no desenvolvimento portuário de nossa região, mas com atividades e ações que fortaleçam e incentivem a evolução econômica, ambiental e social de nosso Município.

Mais uma vez, pedimos diálogo. Cubatão é uma cidade muito importante na história do desenvolvimento do Brasil e deve ser tratada com o respeito que merece. Como prefeito, não aceitarei novamente que nossa população pague o preço caro que arcou em épocas atrás para que outros se beneficiem, enquanto aos nossos moradores resta apenas o ônus do desenvolvimento econômico da Baixada Santista.

Assina: César Nascimento
Prefeito de Cubatão

Imagem: Google Maps

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais