Programa Cubatão Sinfonia inicia aulas on-line de música e expressão corporal

Aulas presenciais do projeto estão suspensas como medida de prevenção ao novo coronavírus. Projeto tem apoio da Prefeitura de Cubatão
Os cerca de 150 alunos do Programa Cubatão Sinfonia começam esta semana as aulas on-line de música e expressão corporal. As atividades presenciais do projeto estão suspensas desde o último mês de março, cumprindo a agenda de distanciamento social como medida de prevenção ao novo coronavírus. O programa utiliza o aplicativo Classroom do Google Apps, gratuito e de fácil acesso.
Os alunos poderão acessar as aulas de computadores, notebooks e até mesmo do celular. O estudante que não possuir acesso à internet poderá obter apostilas impressas com todo material junto à secretaria do Programa. Além do material didático elaborado especialmente para esse momento, haverá vídeos explicativos gravados pelos 10 professores do projeto com ensinamentos de música e expressão corporal na teoria e prática.
O coordenador geral do Cubatão Sinfonia, Leandro Sampaio, explica que as aulas estarão disponíveis para os estudantes do Programa atendidos na sede da Cota 200 que cursam musicalização infantil, violão, sopros e percussão, e também para as crianças do projeto-piloto Cubatão Sinfonia na Escola que ensina musicalização infantil e expressão corporal para alunos da Escola Parque dos Sonhos, no Bolsão Nove.
“As aulas à distância são a garantia de que continuaremos ensinando música e expressão corporal a esses estudantes que moram em áreas de vulnerabilidade social. Mais do que nunca entendemos que a tecnologia será nossa aliada nesse período de muitos desafios. O vínculo com os estudantes permanece e é isso que importa”, comentou Sampaio.
Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, o Programa Cubatão Sinfonia oferece aulas de música, musicalização infantil, coral e expressão corporal/dança a crianças, adolescentes em jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social como a Cota 200 e bairros próximos (Pinheiro do Miranda, Água Fria e Fabril) e recentemente, o Bolsão Nove (Jardim Nova República, Bolsão Sete). Este ano, novamente, esse sonho artístico-cultural é patrocinado pela CMOC Brasil, Petrocoque e Bequisa por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania. O programa conta, ainda, com apoio da Prefeitura de Cubatão.
Além das atividades on-line, outra novidade do Programa são as transmissões ao vivo (Live) na página oficial do Cubatão Sinfonia no Facebook, uma maneira de aproximar os jovens e divulgar as ações do projeto. A próxima será dia 27/5, às 20h, com participação de Leandro Sampaio e de Diana Mendes, coordenadora de gestão social e relacionamento com comunidade da CMOC Brasil. A conversa será sobre as aulas on-line na quarentena e distanciamento social. No último dia 12, participaram Daniela Martins, coordenadora pedagógica do Cubatão Sinfonia, e Socorro Bizinelli, assistente social do projeto.
Programa Cubatão Sinfonia – Completa 12 anos de atividades ininterruptas em 2020. Desde 2007, o Programa recebeu mais de 2 mil crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente.
Fotos: Divulgação Cubatão Sinfonia