Prefeitura prossegue com a entrega de alimentos às famílias carentes do município

Elas também recebem produtos de higiene e limpeza

Enquanto prepara o início nos próximos dias da campanha Inverno Solidário – que neste ano trabalhará exclusivamente com a coleta e distribuição de cobertores novos -, o Fundo Social de Solidariedade de Cubatão prossegue nas ações de distribuição de cestas de alimentos, produtos de higiene e limpeza às famílias mais carentes do município. Nesta quinta-feira (4) as ações ocorreram na área central e na Comunidade Mantiqueira, e já estão sendo organizadas as próximas entregas, beneficiando as comunidades de Ilha
Caraguatá, Cota, Vila Esperança, Pinhal de Miranda e Fabril. Desde o início de abril, mais de três mil cestas de alimentos já foram entregues à população, em variados pontos do Município.
Critérios – Conforme definido desde o início destas ações de apoio, estão sendo beneficiadas as famílias registradas no Cadastro Único de Benefícios Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, residentes no Município e
com renda familiar de até meio salário mínimo. É o mesmo padrão que tem sido adotado em todo o Estado de São Paulo, nas ações de caráter estadual, como a recente destinação de cestas básicas a Cubatão, e visa auxiliar primeiro a parcela mais carente da população, conforme a chegada das doações feitas por particulares, instituições e empresas.
Procurando evitar aglomerações indesejáveis em função da pandemia, as famílias a serem beneficiadas estão sendo contatadas por telefone, nos dias anteriores a cada ação definida, pelas profissionais de Serviço Social da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Para facilitar o transporte das doações pelas famílias, busca-se definir um próprio público (ou, na falta deste, uma instalação da comunidade, como sociedade de melhoramentos e templos religiosos) o mais próximo possível da residência dessas pessoas.
Os locais designados para as ações de distribuição dos produtos são visitados por equipes da Prefeitura encarregadas da limpeza e conservação e preparados para o atendimento. Os produtos doados são resultantes das ofertas feitas por diversas entidades e passam por triagem e cuidados de higienização das embalagens e há um protocolo a ser seguido durante a entrega à população: todos devem observar as normas de distanciamento social nas filas, por exemplo.
As pessoas devem comparecer ao local no dia e horário definidos, com máscaras faciais e portando documentos de identificação, além do número do CadÚnico, sendo recomendável que apenas uma pessoa dessa família vá ao local, evitando-se a presença de crianças e pessoas idosas ou com saúde mais debilitada.
A equipe de atendimento terá em mãos uma listagem de todas as famílias residentes na área geográfica definida para a ação deste dia, de modo que mesmo famílias dessa área que não tenha sido possível contatar
previamente – mas atendam os requisitos de cadastro e renda – possam ser atendidas.
Inverno – Estão sendo providenciadas as caixas de coleta com a marca da campanha Inverno Solidário, que serão colocadas em locais públicos e nas instalações das principais empresas interessadas, para o recebimento unicamente de cobertores novos, que são a meta definida para este ano, já que no caso de produtos usados haveria mais risco de contaminação por Covid-19. Nos próximos dias, serão divulgados os postos de arrecadação que forem sendo criados. A campanha deve prosseguir até o final do inverno e neste ano terá caráter local, pela impossibilidade sanitária de realização de eventos metropolitanos em meio à pandemia.