Representantes da Arbor Day Foundation, entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) estarão em Cubatão nesta quarta-feira (16) para concretizar a entrega à Prefeitura do selo “Tree Cities Of The World”, garantindo que Cubatão faça efetivamente parte da lista de Cidades Verdes do Mundo. NO Brasil, só 34 municípios possuem esse reconhecimento. A entrega do selo será às 11h, no Rancho Maioridade, situado dentro do Parque Caminhos do Mar.
A ação é capitaneada pela FAO (Food and Agriculture Organization), uma agência da ONU para a Alimentação e Agricultura. O selo destaca cidades ao redor do mundo que estão adotando práticas eficazes de manejo de florestas naturais e urbanas que valorizam o papel das árvores na promoção da qualidade de vida dos habitantes e Cubatão é uma delas. O programa fornece uma estrutura para um programa de silvicultura urbana saudável e sustentável para os locais contemplados, com benefícios substanciais.
Diversas ações realizadas nos últimos anos em Cubatão impactaram de forma completamente assertiva esse reconhecimento, fazendo com esteja em seleta lista de apenas 34 municípios brasileiros com este feito. Entre as ações, destacam-se o Plano Municipal de Arborização Urbana, as compensações ecológicas com plantio de árvores nativas e ações transversais, como os recentes projetos habitacionais desenvolvidos no Município, como o da Vila Esperança, Vila dos Pescadores e da Ilha Caraguatá, que têm dado enfoque especial à recuperação de áreas verdes, devolvendo à comunidade espaços verdes e lutando para preservar manguezais, restinga, sempre em conexão com as áreas de urbanização.
A respeito do reconhecimento Selo, cujo comunicado ocorreu no dia 6 de março, que culminará com a entrega oficial nesta quarta, o prefeito César Nascimento destaca que o Município sempre foi vanguardista nesta área. Ele lembra de que ,ainda nos anos 80, a cidade capitaneou um dos maiores processos de controle da poluição no mundo, servindo de exemplo para todo o planeta, o que culminou com o reconhecimento de ‘Cidade símbolo da ecologia’ pela ONU durante a ECO-92, que aconteceu no Brasil naquele ano. E que agora em 025, a COP-30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) também será realizada no Brasil. “Coincidência ou não, vemos que a história se repete de maneira completamente positiva e muito mais ampla agora”, comemora o prefeito.
O Projeto ‘Tree Cities of the World’ foi especialmente criado pela FAO, um dos braços de atuação da ONU, com o objetivo justamente de restaurar as áreas verdes tomadas pela urbanização e também como forma de preservar as ainda existentes. “Esse reconhecimento coloca Cubatão de volta ao cenário internacional sobre ações voltadas à promoção de um meio ambiente sustentável em consonância com os aspectos industrial, de turismo, habitacional, cultural, etc” disse.
Por: Secom Cubatão