Crítica social de Afonso Schmidt renasce na voz dos estudantes

Músicas e poemas na homenagem ao escritor e jornalista cubatense nesta sexta-feira (28)

“Chora a injustiça da cidade na cara suja dos garotos”. A melodia do poema ecoou pela Praça Afonso Schmidt na manhã desta sexta-feira (28). Fez coro nas vozes de jovens da Escola Técnica Federal. Muitos deles desconheciam a obra Caras Sujas. Composta em 1911, ainda hoje traça um retrato incisivo das consequências da desigualdade social. Embalados pela música da Orquestra Cubatão Sinfonia, os estudantes reviveram o brado de inconformismo que norteou boa parte da produção do cidadão mais ilustre da cidade.
O evento, parte da programação da Semana Afonso Schmidt, contou com varal de poesias e distribuição de livros. A secretária de Cultura, Vanessa Toledo, fez um balanço positivo da semana e convidou a comunidade a participar da atividade prevista para o final de semana. “Nossa intenção é apresentar o autor aos jovens, enfatizando a importância e atualidade de seus romances e poesias”.
Música – Além do poema Caras Sujas (transcrito abaixo), com música de Roberto Farias, a Cubatão Sinfonia apresentou as composições Mourão, de Guerra Peixe; O Mambo, de Leonard Bernstein; e um tributo a Michael Jackson, com um pot-pourri de seus principais sucessos.
O maestro André Farias comentou que a orquestra surgiu em 2016 a partir de um projeto sociocultural. Conta com 40 artistas de até 21 anos. Esses jovens músicos são divididos em naipes de cordas, sopros (madeira e metais) e percussão. “Queremos incentivar a continuidade do estudo da música instrumental, desmistificando as diversas áreas musicais e formalizando a união de todos os alunos que frequentam as aulas teóricas”, afirmou.
Nesta sexta-feira ainda teve banca de doação de livros na calçada da Av. Nove de Abril, em frente à Biblioteca Municipal, e exposição com desenhos do arquiteto Carlos Roque e seus trabalhos de Urban Sketchers Santos e Rios de poucos janeiros. Também teve bate-papo com o artista. E na quinta-feira (27), a tarde foi recheada com sessão de curtas-metragens e teasers tendo como mote  o universo literário, com curadoria de Madeleine Alves. À noite, o destaque foi o lançamento da edição 105 da Revista Mirante.
O último evento da Semana Afonso Schmidt ocorre domingo (30), às 20 horas, com o ensaio aberto Coletivo 302 – Espetáculo “Vila Parisi”, no Cruzeiro Quinhentista (classificação 16 horas).

Caras Sujas (1911)
Ao longo destas avenidas,
recordação de velhas lendas,
cantam as chácaras floridas
com suas líricas vivendas.
Lá dentro, há risos, jogos, danças,
crástinas, módulas fanfarras,
um pandemônio de crianças,
um zagarreio de cigarras.
Fora, penduram-se na grade
os pobres, como gafanhotos;
têm dos outros a mesma idade,
mas estão pálidos e rotos.
Chora a injustiça da cidade
na cara suja dos garotos.

Fotos: Marcus Cabaleiro
Galeria Orquestra na Praça Afonso Schmidt – CLIQUE AQUI