Peça teatral do Projeto Zanzalá narra história da extinta Vila Parisi

Relatos de ex-moradores ajudaram na narrativa da encenação

Com iniciativa do Coletivo 302, grupo artístico com mais de quatro anos de atuação na cidade, a encenação ‘Vila Parisi’ tem estréia neste sábado (13) e segue em exibição até o dia 11 de agosto, sempre aos sábados e domingos, às 20 horas,  na Praça do Cruzeiro Quinhentista – em frente da Petrobras. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados uma hora antes, no local. A classificação indicativa é de 14 anos.
A peça é resultado de intensas pesquisas que duraram por meses. O coletivo, perspectiva de vida, operários que saíram de suas cidades atrás de um sonho foram temas pautados para a construção do roteiro. Além disso, relatos de ex-moradores da Vila Parisi também ajudaram na produção do conteúdo.
Vila Parisi é uma extinta vila de Cubatão que, por estar situada dentro da zona industrial da cidade, na época considerada o local mais poluído do mundo, precisou ser extinta nos anos 1980. Seus moradores foram transferidos para um conjunto populacional na região do Jardim Casqueiro.
O espetáculo será encenado em frente do polo petroquímico de Cubatão, usando os sons do ambiente como parte da sonoplastia. O Coletivo 302 descreve a peça como um drama experimental. O objetivo do projeto é que os telespectadores participem de uma vasta oportunidade sensorial e histórica, aprendendo mais sobre onde moram.
Projeto Zanzalá é conhecido por seu engajamento a respeito de questões artísticas. No início deste ano, ocorreu o II Ciclo de Estudos. O grupo trouxe renomados nomes do cenário teatral paulista para ministrar palestras sobre assuntos que diziam respeito ao figurino, iluminação, cenário e dramaturgia de uma peça.
A peça, uma obra com elementos musicais, teve Nailse Machado, regente do coral Zanzalá e do coral municipal dos servidores de Cubatão, como a treinadora vocal do elenco. O espetáculo é promovido pelo Projeto Zanzalá parte I, aprovado pela Secretaria Estadual de Cultura e com apoio da Secretaria Municipal de Cubatão.