Fabricar corações: atividade marcou a quarta-feira (17) em Cubatão

Oficina de costura de corações de tecido é parte do Projeto Ação do Coração, que vai até 2 de agosto

Muita gente mais habituada a uma caneta ou ao teclado de um computador saiu da rotina nesta quarta-feira (17) para participar da Ação do Coração promovida no saguão do Paço Municipal de Cubatão. Durante todo o dia, a comunidade pode usar tecido, agulha e linha para costurar os corações que simbolizam a campanha. Participaram comunidade em geral, além de representantes de diversas secretarias municipais, funcionários e representantes de conselhos municipais.
Até mesmo o prefeito Ademário Oliveira pegou agulha e linha para dar a sua contribuição. Como destacou, “esta ação tem o intuito de tocar o coração, fazer com que reflitamos pelo menos um momento sobre como estamos cada vez mais distantes das pequenas ações que nos conectam às pessoas próximas, estamos menos sensíveis à importância da solidariedade em nossas vidas. Aprendi na vida que se tivéssemos um espelho para olhar dentro de nós mesmos, teríamos uma consciência melhor de quem realmente somos e de como queremos ser”.
Com o tema “Proteção: Quem Ama Cuida”, o projeto iniciado na Baixada Santista está em sua 8ª edição e tem voluntários de oito países, sendo realizado em 44 cidades. Em Cubatão é apoiado pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social (que realiza oficinas de confecção dos corações na Projeto Oficina de Costura) e do Fundo Social de Solidariedade que está colocando em diversos pontos do município as caixas para coleta de roupas e alimentos não perecíveis, sendo as primeiras instaladas no próprio saguão da Prefeitura no Paço Municipal.
Conhecido principalmente pela distribuição de corações feita anualmente no dia 2 de agosto, na Praça Mauá, em Santos, o evento destaca o amparo a mulheres e crianças que sofrem qualquer tipo de violência. Como explica o coordenador Alexandre Camilo: “Queremos trazer para a sociedade uma reflexão de quem a gente protege. E como a gente protege. Se você está sob proteção de alguém, está sendo cuidado e amparado”. Desde sua criação, o projeto já arrecadou e distribuiu 46 toneladas de alimentos e 198 mil peças de roupas – além dos corações.
Fotos: Marcus Cabaleiro
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI