Após equipes da linha de frente, vacina contra a covid-19 chega aos profissionais da Saúde da Atenção Básica e Especialidades

Com início em 20 de janeiro com a vacinação das equipes dos serviços de Urgência e Emergência, a imunização de trabalhadores da Saúde contra covid-19 será estendida a partir desta sexta-feira (29) às equipes da Atenção Básica e de Especialidades de Cubatão.
Uma equipe de profissionais composta por membros do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e do Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) estará percorrendo cada unidade de Saúde para imunização dos trabalhadores desses locais mediante relação previamente enviada ao SVE e à Divisão de Atenção de Básica.
Serão vacinados somente trabalhadores da ativa. Aqueles que não estiverem presentes no dia marcado  serão imunizados na Unidade de Referência que passará a atender à população de trabalhadores da saúde quando concluída a vacinação nas 18 unidades básicas.
Nas Unidades de Atendimento Especializado, a vacinação será feita pela própria equipe de enfermagem do local. É o caso do SAISM (Serviço de Atendimento Integral à Saúde da Mulher), Policlínica, Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e CapsAD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), SEP (Serviço de Especialidades Pediátricas), CRI (Centro de Referência do Idoso) e DVS (Departamento de Vigilância Sanitária).
O município já registra 638 doses aplicadas entre os trabalhadores de saúde do Pronto Socorro Central/Pronto Socorro Infantil, SAMU, UPA e dos serviços de Pronto Atendimento do Hospital Municipal de Cubatão (nesse caso também UTIs), Hospital Ana Costa e Unimed, além de idosos residentes em duas instituições de longa permanência. A vacinação nesses serviços médicos continua ao longo dos próximos dias para os profissionais que ainda não foram contemplados.