...

Caminhos da Escuta debate integração entre Saúde, Educação e Assistência Social em Cubatão

Evento destacará o Programa Intersetorial e Interprofissional de Prevenção e Promoção em Saúde Mental na Infância e na Adolescência
  • 2 min de leitura

A Cidade de Cubatão, por meio das Secretarias de Ciência, Inovação e tecnologia (SECIT), Assistência Social (Semas), Saúde (SMS) e de Educação (Seduc), realizará no dia 30/9, a partir das 8 horas, no Bloco Cultural, o evento “Caminho da Escuta: Experiências Bem-sucedidas e o Futuro da Rede Intersetorial”.

A iniciativa terá como foco a apresentação do Programa Intersetorial e Interprofissional da Prevenção e Promoção em Saúde Mental na Infância e na Adolescência, desenvolvido a partir da integração entre as politicas públicas municipais das citadas Pastas, tendo a SECIT como articuladora.

A proposta busca fortalecer o diálogo entre Unidades Municipais de Educação (UMEs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial que integram a rede de proteção, favorecendo a construção de estratégias intersetoriais a partir das características e necessidades de cada território.

Dessa forma, o programa, parte da compreensão de que a promoção da saúde mental de crianças e adolescentes demanda uma atuação integrada entre diferentes áreas e serviços públicos, com ações voltadas à prevenção, à promoção do bem-estar e ao fortalecimento dos fatores de proteção nos territórios. A proposta também favorece o compartilhamento de informações, a construção conjunta de diagnósticos e a definição de estratégias de prevenção e promoção da saúde mental.

A iniciativa contempla ainda ações de educação permanente e qualificação dos profissionais, escuta e acolhimento, rodas de conversa e outras estratégias de caráter preventivo, considerando diferentes níveis de intervenção e a articulação com recursos e iniciativas existentes nos territórios.

O evento “Caminhos da Escuta” constituirá, portanto, um espaço de apresentação da proposta, compartilhamento de experiências bem-sucedidas e diálogo entre os diferentes atores envolvidos na construção der uma rede intersetorial de cuidado e proteção à infância e à adolescência.

 

Por: Secom Cubatão/RR
Foto: Banco de Imagens Magnific