No dia 8 de novembro de 2024, alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental da UME São Paulo, localizada no Parque Fernando Jorge, em Cubatão, participaram de uma atividade educativa sobre as atribuições da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cubatão e sua importância para a cidade e seus cidadãos.
Sob a supervisão do Comandante da Guarda, Ricardo Alcaraz, a Diretora Administrativa da Guarda Civil Raquel de Lima Reis e os membros da GCM foram recebidos pela Diretora da UME São Paulo, Lucélia Terezinha Aureliano, com o apoio do Coordenador Pedagógico Daniel Francisco e da Orientadora Educacional Tatiana Albuquerque Pinto, que organizaram o local e os alunos para a atividade transcorrer da melhor forma.
Com o tema “A Importância da GCM”, o guarda civil Michael de Oliveira Matos Sampaio (conhecido como GCM Sampaio) apresentou uma palestra e dinâmicas lúdicas, explicando de forma acessível as atribuições de uma guarda municipal e o propósito das técnicas e táticas utilizadas no dia a dia para proteger a população. Entre os temas estavam: as funções de um GCM, a segurança interna do material de trabalho, a interação com viaturas, dicas de segurança e a importância do número de telefone 153-GCM para emergências. Sampaio destacou a disponibilidade do GCM para auxiliar em várias situações, além de enfatizar o compromisso com a comunidade.
O objetivo principal dessa palestra foi aproximar as crianças da Guarda Civil e derrubar estereótipos que veem como figuras exclusivamente repressivas, promovendo uma nova visão de policiamento comunitário que inspire confiança e segurança desde cedo. A receptividade dos alunos superou as expectativas; eles participaram, tirando dúvidas e compartilhando experiências. Em uma das dinâmicas, o uso do rádio comunicador com o Centro Operacional permitiu que os alunos aprendessem um pouco sobre a linguagem técnica usada pelos guardas.
Um dos momentos mais aguardados foi a visita à viatura da GCM, onde os alunos tiveram contato direto com os equipamentos utilizados em ocorrências. Uma curiosidade tomou conta dos estudantes, que perguntaram ao palestrante sobre as diferenças e semelhanças entre a abordagem de um guarda municipal e a retratada em filmes, games e desenhos animados.
Para a diretora da UME e demais envolvidos a atividade foi avaliada como um sucesso, contribuindo de forma positiva para a formação cívica dos alunos. Todo o evento foi registrado para divulgação à população.
O Secretário de Segurança Pública, Anderson De Lana Andrade salientou que o projeto, atualmente direcionado ao ensino fundamental, será ampliado para incluir estudantes do ensino médio e alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As demais Unidades Municipais de Ensino que tiverem interesse em levar atividades semelhantes para seus alunos podem entrar em contato com a Guarda Civil pelo e-mail gcm@cubatao.sp.gov.br
Matéria Gérson Guimarães