...

Programa “Prefeitura na Área” ouviu moradores da Vila Esperança nesta segunda (31)

Encontro ocorreu na quadra da UME Elza Silva dos Santos, no Morro do Índio, em mais uma edição do Programa que aproxima o secretariado municipal e reforça escuta direta à população
  • 5 min de leitura

Desde junho deste ano, a proposta de levar a estrutura da Administração para mais perto dos moradores – via prefeito e grande parte do seu time de secretários/equipes técnicas – para que as comunidades conheçam de forma direta as necessidades de cada região e possam estabelecer encaminhamentos de maneira integrada ao Governo Municipal, vem sendo apresentada na Cidade de Cubatão. E mais uma edição aconteceu na manhã desta segunda-feira (31), cujo encontro foi com a comunidade do Morro do Índio, núcleo do bairro Vila Esperança.

Na oportunidade, moradores, comunidade escolar, lideranças comunitárias puderam transmitir as demandas envolvendo sugestões, críticas, elogios e apontamentos pertinentes àquela localidade, situada em uma região que comporta um dos maiores complexos habitacionais de Cubatão.

A abertura do evento contou com a presença na quadra de três classes da escola (dos 2º, 3º e 4º anos do ensino fundamental), que cantaram os hinos Nacional, de Cubatão e da Vila Esperança, sendo este muito representativo para a comunidade do bairro. Em seguida, representando o prefeito César Nascimento, o secretário de Governo e de Comunicação, Guilherme Amaral, agradeceu à equipe da Unidade Escolar pelo acolhimento ao público e aos seu time de secretários e adjuntos das pastas participantes do encontro.

Sinfonia dos pardais – Algo peculiar ao cenário do evento fez parte do desenrolar das atividades desta edição do Programa e que não teve como passar despercebido. No alto e nas laterais da quadra, a presença notável e bem audível de um bando de pardais resolveu recepcionar o público, emitindo um ‘chilreio’ (conhecido como um ‘chirip) ruidoso e repetitivo, um verdadeiro barulho coletivo. E foi ao som da sinfonia dos pardais, além de outros pássaros, que se desenvolveu todo o transcorrer das atividades do encontro:  que teve como como principal apresentação a Prestação de Contas, como uma forma de divulgação sobre os investimentos e arrecadação da Administração referente ao 1º quadrimestre de 2026.

Guilherme Amaral mostrou os números das contas públicas do período e explicou aos moradores e demais participantes a diferença entre orçamento e arrecadação, tendo como premissa a Lei Municipal Nº 4.435 de 22/12/2025, destacando principalmente os recursos e as porcentagens obrigatórias referente às áreas de Saúde e Educação, que consomem juntas 40% do total de arrecadação de cada munícipio, conforme determina a Constituição, que deve sempre estar prevista no arcabouço da LOA – Lei Orçamentária Anual.

O secretário ainda abordou tópicos de interesses que a população, às vezes, pouco sabe ou não tem acesso, mas que são dados públicos, como transferência financeira, contas a pagar, aposentadorias, precatórios, entre outros, apontando à plateia a receita orçada e a arrecadada para justificar os gastos da Gestão, que Cubatão vem cumprindo e destinando recursos até acima dos índices mínimos estabelecidos pela Lei Federal, tanto na Saúde quanto na Educação.

O encontro também ficou aberto à participação popular, quando os moradores puderam fazer as suas ponderações nas pautas comum ao território. Neste sentido, foram apresentadas demandas nas áreas de Saúde, Obras e Desenvolvimento, Manutenção e Serviços Públicos (Sesep). Todas foram anotadas e explicadas pelos secretários das respectivas pastas, sendo encaminhadas para análise e possível resolução das mesmas. Algumas, ligadas à manutenção de espaços públicos de lazer, já tiveram encaminhamentos imediatos à Sesep e determinadas providências, como a revitalização de uma praça e a instalação de brinquedos.

Importante ressaltar que, durante cada edição, o secretariado municipal participa de reuniões de trabalho, visitas técnicas, fiscalização de serviços, levantamento das principais demandas e diálogo com moradores, lideranças comunitárias, comerciantes e representantes de instituições.

“A partir desse diagnóstico, por determinação do prefeito, os secretários avaliam as providências que podem ser adotadas e acompanham a execução das ações definidas. Para todos que fazem parte da Gestão da Cidade, a presença dos titulares e adjuntos das diferentes secretarias no território também permite que situações que dependem da atuação de mais de uma área sejam discutidas de forma conjunta, evitando que o morador precise percorrer variados setores da Prefeitura para apresentar uma mesma demanda”, explicou Guilherme Amaral.

O secretário de Governo já deixou o convite aos moradores dos outros bairros para essa questão, ao encerrar a edição da Vila Esperança, novamente agradecendo à direção das unidades escolares que atendem aos estudantes das proximidades: UME Santa Catarina e a anfitriã UME Elza Silva dos Santos, com as diretoras Valdice e Maria Aparecida (Cida), respectivamente.

Próximo encontro – O “Prefeitura na Área” seguirá atendendo a outros bairros, pois a agenda já prevê a realização de novos encontros ao longo dos próximos meses, ampliando gradualmente a presença da Administração Municipal, conforme previsto no Programa. Desta forma, a próxima comunidade a receber a equipe de representantes da Administração Municipal será a do Jardim Ilha Caraguatá, no dia 8 de setembro (terça-feira).

 

Por: Secom Cubatão/IP
Fotos: Secom Cubatão/MS

 

 

Prefeitura de Cubatão – Site Oficial da Cidade de Cubatão – Informações, fotos, vídeos e muito mais.

...

Destaques
Showing Slide 1 of 8

Barco-Escola é inaugurado hoje (3): experiência vai promover educação ambiental em Cubatão

Cidade de Cubatão conta com novo Portal de Obras On-line

Programa “Prefeitura na Área” ouviu moradores da Vila Esperança nesta segunda (31)

Showing Slide 1 of 9
Instagram
This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.
EDITAIS DE LICITAÇÕES

Últimas publicações

PREGÃO ELETRÔNICO

TITULO DO POST
PUBLICAÇÃO
A Secretaria de Comunicação Social (SECOM) lançou mais uma novidade para deixar você por dentro de tudo o que acontece em Cubatão: “ALÔ CUBATÃO, o PodCast da Cidade”. O programa traz entrevistas semanais sobre as ações, melhorias, investimentos e obras da Administração Municipal para Cubatão. Clique e assista ao último episódio.
PRÓXIMOS EVENTOS
Festa da Banana

(na Vila Nova), das 12h às 23h30
Entre a Av. das Nações Unidas e a Av. N.S. da Lapa, das 12h às 23h30 

Festa da Banana

(na Vila Nova), das 12h às 23h30
Entre a Av. das Nações Unidas e a Av. N.S. da Lapa, das 12h às 23h30 

Festa da Banana

(na Vila Nova), das 12h às 23h30
Entre a Av. das Nações Unidas e a Av. N.S. da Lapa, das 12h às 23h30 

TELEFONES ÚTEIS

SAMU
192

POLÍCIA MILITAR
190

BOMBEIROS
193

DEFESA CIVIL
199

CPFL – ENERGIA ELÉTRICA
0800-010-25-70

SABESP
195

OUVIDORIA DA SAÚDE
0800-772-4132

PRONTO SOCORRO CENTRAL
3361-8786

JUNTA DO SERVIÇO MILITAR
3512-5092

PRONTO SOCORRO INFANTIL
3372-7018

UPA PARQUE SÃO LUIZ
3377-5127

HOSPITAL MUNICIPAL DE CUBATÃO
3512-7800

POLICLÍNICA DE CUBATÃO
3512-5032

CAPS  AD
3512-5086

1a. DP – POLÍCIA CIVIL
3361-1234

CMT
3362-5600

RODOVIÁRIA
3372-5915 

CÂMARA MUNICIPAL
3362-1000

ACIC
3361-1519

CIESP
3361-6622

FÓRUM
3361-6500 / 3361-2633

INSS – CUBATÃO
3361-1636

CETESB
3361-6663

SAÚDE MENTAL
3361-6864

ILUMINAÇÃO PÚBLICA
3512-0581

ZELADORIA E CONSERVAÇÃO
3362-8710

SERVIÇO DE ZOONOSES (CANIL MUNICIPAL)
35127950 – 33752259 (whats)

CENTRO ESPORTIVO ROMERÃO
3361-3062

CENTRO ESPORTIVO ARMANDO CUNHA
3364-3909

CENTRO ESPORTIVO PITA
3372-6559

BIBLIOTECA CENTRAL
3512-0599 / 3512-0600

PROCON
3512-5090

VÍDEOS
Pré Réveillon Cubatão 2025 – Show com o grupo Titãs, ao Vivo direto do Pier do Casqueiro
Solenidade de Posse Cubatão 2025
Réveillon Cubatão 2025 – Show com o Grupo Os Barões da Pisadinha
Pré Réveillon Cubatão 2025 – Show com o grupo Titãs, ao Vivo direto do Pier do Casqueiro
Solenidade de Posse Cubatão 2025