Unidades de Saúde de Cubatão deram início nesta semana a mais dois grupos antitabagismo na cidade. Nesta quinta (24), a Unidade de Saúde da Família (USF) da Vila São José realizou o primeiro encontro do Grupo de Tabagismo, com acolhimento e apresentação dos participantes.
“No dia de hoje vieram três pessoas e pedimos para eles divulgarem para familiares ou conhecidos enquanto eu divulgo também aqui na unidade”, conta a enfermeira Caroline da Silva Souza, responsável pela atividade junto com o médico Ruan Carlino da Costa.
Na Vila São José, os encontros vão ocorrer às quintas-feiras, a cada duas semanas, às 10h30. Moradores do bairro que quiserem participar podem obter informações sobre o grupo na unidade, na Avenida Bandeirantes, s/n°.
Na terça-feira (22), foi a vez da USF Vila Natal dar início ao grupo antitabagismo. O primeiro encontro reuniu quatro pessoas e será repetido na próxima semana com o objetivo de reunir mais integrantes. O grupo é conduzido pela enfermeira Thaís Fonseca e a médica Bárbara Ávila. Interessados devem procurar a unidade na Rua dos Cravos, 331.
Nos dois encontros, foram abordados aspectos relacionados à dependência do tabaco, aos motivos que levam ao consumo do cigarro e à identificação dos principais gatilhos associados ao hábito de fumar. Também foram realizadas orientações e troca de experiências entre os participantes, visando fortalecer a motivação para a cessação do tabagismo.
Por Toda a Cidade – Os grupos antitabagismo já foram criados nas unidades do Jardim Casqueiro, Morro do Índio, Água Fria, Vila Esperança/CAIC e Vila dos Pescadores, entre outras, e fazem parte do Programa de Controle do Tabagismo, política pública que teve início no município em junho de 2025 com o objetivo de oferecer apoio integral à população que deseja parar de fumar, por meio de acompanhamento multiprofissional, atividades em grupo e fornecimento gratuito de medicamentos, conforme protocolo do Ministério da Saúde.
Durante os encontros dos grupos, o foco inicial é trabalhar a partir dos hábitos de cada participante, como número de cigarros fumados por dia, horário do primeiro cigarro do dia, sintomas causados pela abstinência, episódios de recaída, além do momento de vida de cada pessoa: gestantes, idosos, adolescentes, pessoas com alguma doença, etc.
Por: Secom Cubatão-SMS/AA
Fotos: Divulgação






