Prefeitura de Cubatão garante continuidade dos atendimentos da Casa da Esperança

Prefeito Ademário Oliveira visitou a entidade nesta manhã. Local recebe repasse mensal da Prefeitura e atende 300 crianças e adultos autistas e com deficiência

O prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira, visitou nesta manhã (8) a Casa da Esperança “Dr. Leão de Moura” e garantiu que o espaço continuará aberto e atendendo as 355 pessoas, crianças e adultos autistas e com deficiência. A rápida ação da Municipalidade aconteceu após rumores de que a Casa iria paralisar as atividades. “Posso afirmar que a Casa da Esperança não será fechada. O lugar é essencial para a nossa Cidade já que oferece atendimento gratuito a tanta gente. Nossa reunião hoje é para tranquilizar os colaboradores da entidade e, principalmente, os familiares de quem recebe tratamento aqui”, afirmou o prefeito Ademário que se colocou à disposição para dirimir dúvidas dos presentes.

Durante o encontro, a diretoria da Casa da Esperança explicou sobre os passivos trabalhistas que a entidade possui, de R$ 1,5 milhão, oriundos do período de intervenção municipal que perdurou de 2013 a 2017 na gestão anterior à do Governo Ademário e solicitou ajuda da Prefeitura. O chefe do executivo esclareceu que a Administração Municipal depende de autorização da justiça para quitar esses débitos: “Não posso simplesmente quitar uma dívida por deliberalidade minha. Esse passivo foi feito em outro Governo e dependemos de que a justiça nos autorize a quitar esse passivo. Tenho certeza de que juntos – Prefeitura de Cubatão, Casa da Esperança e Ministério Público – encontraremos a melhor forma de continuar oferecendo atendimento de excelência a toda a comunidade”, disse Ademário.

Val destacar que a casa da Esperança é mantida pela Prefeitura de Cubatão por meio de repasses mensais de quase R$ 250 mil, dinheiro usado para manter o local e seus equipamentos e o pagar os colaboradores. No contrato vigente entre a Casa e a Prefeitura de Cubatão, a entidade receberá  até o fim do ano quase R$ 3 milhões com a inclusão de atendimento às crianças portadoras do transtorno do espectro autista. O prefeito informou que os repasses da Prefeitura à entidade estão em dia, sem atrasos.

Entenda o caso – A entidade, criada em 1980, estava sob intervenção da Prefeitura desde 2013 quando a diretoria foi afastada por decisão judicial. Nos anos seguintes, continuou enfrentando sérios problemas e, no início de 2017 o prefeito Ademário Oliveira transferiu a direção para o Rotary Clube e o gestor da entidade passou a ser o presidente rotariano, Hermes Balula.

Fotos: Divulgação PMC