‘Trupe do mar’ faz apresentação gratuita no Píer do Casqueiro neste sábado (15)

Apresentação aborda questões importantes, como a poluição nos oceanos

Acontece neste sábado (15), no Píer do Casqueiro, apresentação gratuita da ‘Trupe do Mar’, companhia independente que percorre o litoral paulista com o espetáculo gratuito ‘Sobre as ondas’, buscando trazer reflexões por meio de ferramentas circenses. A companhia se apresenta às 16h no Píer localizado na Av. Beira-Mar e tem como o foco conscientizar o público com leveza sobre questões importantes, como a poluição nos oceanos.

A companhia busca incentivar diretamente no ODS 14 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), da Organização das Nações Unidas (ONU), trazendo em pauta a conservação e uso sustentável dos recursos marinhos. No espetáculo, o público tem a oportunidade de entender a importância dessa preservação.

O espetáculo traz histórias de animais reais como a da Antoninha, a Toninha Franciscana, que se machucou após ter sido capturada por uma rede de pesca e foi resgatada pelo Gremar. Usufruindo de seus conhecimentos adquiridos em visitas ao instituto, foram criados também os personagens Trovador Tartaruga, Fragato Fragoso, a Fragata Pirata, e Facundo Fernet, o Pinguim Solitário. Os animais dividem o palco junto com o humano Hermitom, trata em uma lúdica ilha no meio do oceano. Através de números clássicos do circo, música e esquetes de humor, é revelada a história desses quatro personagens que vivem na costa da Mata Atlântica. As performances possuem acessibilidade e inclusão com intérprete de libras, músicas legendadas e audiodescrição para melhor proveito do espetáculo.

O espetáculo tem parceria com a produtora ‘Bordallo Cultural’ e o apoio da Lei Paulo Gustavo, a trupe já atingiu um público de aproximadamente 6 mil pessoas ao longo de 17 apresentações. Fundada pela multiartista cênica Thays Oliveira e pelo acrobata circense Jorge Olivares, a companhia não se limita apenas ao encantamento, levantando questões cruciais sobre os impactos das ações humanas. Para que o público local possa refletir sobre seu papel como cuidadores do planeta, tendas de educação ambiental estão presentes nas apresentações da companhia com apoio e auxílio do Instituto Gremar, organização não-governamental focada na gestão de fauna.

Por: Secom Cubatão
Arte: Divulgação Bordallo Cultural